quinta-feira, 24 de maio de 2012

NIKOLAI ANDRIANOV



NIKOLAI ANDRIANOV

Nikolai Andrianov nasceu em 14 de Outubro de 1952 e faleceu no dia 21 de Março de 2011, aos 58 anos de idade. Andrianov foi um dos maiores competidores olímpicos de todos os tempos e também, com 15 medalhas no total, 7 de ouro, 5 cde prata e 3 de bronze, o maior medalhista masculino até Michael Phelps chegar a 16 medalhas nos Jogos de 2008. Participou dos Jogos Olímpicos de 1972, 1976 e 1980, sendo que sua maior atuação ocorreu em 1976, em Montreal.
Em 1972, em Munique, Alemanha Ocidental, a ginástica masculina foi marcada pela atuação de uma poderosíssima equipe japonesa, que conquistou um total de 16 medalhas, recorde absoluto na Ginástica. A União Soviética, maior rival dos japoneses, ficou com apenas 6 medalhas, 2 de ouro. Andrianov, então com quase 20 anos de idade, teve uma boa atuação e liderou a equipe soviética, com um total de 3 medalhas, 1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. Na disputa geral por equipes, ficou com a medalha de prata com a conjunto soviético. Nas disputas por aparelhos, venceu a prova de exercícios de solo com a marca de 19.175 pontos, superando o japonês Akinori Nakayama por 0.050 pontos, e ficou apenas em terceiro lugar no salto sobre o cavalo, atrás do alemão oriental Klaus Köste e do compatriota Viktor Klimenko. No geral individual, ficou em quarto lugar, atrás de três ginastas japoneses, perdendo a medalha de bronze para Akinori Nakayama por apenas 0.125 pontos.
Em 1976, em Montreal, a Ginástica ficou marcada pela atuação da romena Nadia Comaneci, que mobilizou a imprensa mundial. Porém, entre os homens, Andrianov teve uma atuação fenomenal, somando um total de 7 medalhas, 4 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Na disputa por equipes, liderou a pontuação com 0.600 pontos à frente do segundo melhor ginasta. Porém, mesmo com sua atuação, a União Soivética não conseguiu recuperar o título olímpico e mais uma vez ficou com a medalha de prata, mas perdendo para o Japão por apenas 0.40 pontos. No geral individual, Andrianov teve uma atuação brilhante e superou o japonês Sawao Kato, que buscava o tricampeonato olímpico, por 1.00 ponto, uma diferença enorme na ginástica. Nas finais por aparelhos, Andrianov subiu no pódio em 5 das 6 provas. Foi campeão nas argolas, superando o compatriota Alexander Dityatin por 0.100 ponto, no salto sobre o cavalo, 0.075 pontos à frente do japonês Mitsuo Tsukahara, e nos exercícios de solo, apenas 0.025 ponto à frente do compatriota Vladimir Martchenko. Nas barras paralelas, ficou com a medalha de prata ao perder para o japonês Sawao Kato. No cavalo com alças, alcançou a medalha de bronze. Só não conseguiu chegar ao pódio na barra fixa.
Em 1980, em Moscou, Andrianov já estava com quase 28 anos de idade e já era mais um líder na Ginástica mundial, cedendo espaço para o compatriota Alexander Dityatin e para o norte-americano Kurt Thomas. Porém, o boicote dos EUA aos Jogos de Moscou tirou Thomas da disputa, mas ainda restava a Andrianov o compatriota Alexander Dityatin, que dominou as competições e se tornou o primeiro ginasta a conquistar medalha nas 8 provas do programa. Mesmo assim, Andrianov teve uma atuação respeitável e conquistou mais 5 medalhas, 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Foi campeão na disputa geral por equipes com a União Soviética, sendo o segundo ginasta que mais pontos marcou pela equipe, atrás apenas de Dityatin. Na disputa geral individual, assegurou a medalha de prata ao ser superado por Dityantin. Nas finais por aparelhos, obteve um total de 3 medalhas, 1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. Foi campeão no salto sobre o cavalo, derrotando Alexander Dityatin, que chegou a tirar uma nota dez no aparelho, por 0.025 ponto. Nos exercícios de solo, prova na qual buscava o tricampeonato olímpico, ficou com a medalha de prata ao ser derrotado pelo alemão-oriental Roland Brückner por apenas 0.025 ponto. Na barra fixa, único aparelho no qual nunca havia subido no pódio, soube tirar proveito do boicote que tirou dos Jogos o alemão Gienger, os japoneses e o norte-americano Thomas e conseguiu a medalha de bronze. Dessa forma, Andrianov tornou-se o atleta masculino com maior número de medalhas na história olímpica, com 15 medalhas, 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. Sua marca foi superada pelo fenomenal nadador norte-americano Michael Phelps, que já acumula 16 medalhas, 14 de ouro, entre os Jogos de 2004 e 2008.
Posteriormente, Andrianov tornou-se treinador e, após a dissolução da União Soviética, foi trabalhar como treinador no Japão. Porém, sofrendo de atrofia sistêmica múltipla, teve que se afastar e acabou falecendo em 2011. Andrianov foi um dos maiores ginastas de todos os tempos.     


ANO
TOTAL
OURO
PRATA
BRONZE
1972
3
1
1
1


ES
GE
SC
1976
7
4
2
1


GI
SC
ES
AR
GE
BP
CA
1980
5
2
2
1


GE
SC
GI
ES
BF
TOTAL
15
7
5
3



2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mas se Nikolai Andrianov ganhou 7 ouros,5 pratas e 3 bronzes não seriam 14 medalhas e não 15?