No dia 12 de Fevereiro de 2010 terão início os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, Canadá. Novamente as grandes potências do mundo esportivo estarão disputando a liderança olímpica nos esportes de gelo e neve.
Atualmente, os principais candidatos ao domínio do pódio em Vancouver são o anfitrião Canadá, os Estados Unidos, a Alemanha e a Noruega. A Áustria corre por fora, assim como a Rússia. Também devem ser lembrados a Coréia do Sul, a China, a França, a Itália, a Suécia, a Suíça, a Finlândia e a Holanda como prováveis frequentadores do pódio.
O Canadá terá como grande missão obter sua primeira medalha de ouro em casa, pois passou em branco em 1976, nos Jogos de Verão em Montreal, e em, 1988, nos Jogos de Inverno em Calgary. Em ambas as ocasiões não conseguiram sequer uma única medalha de ouro. Vancouver será uma forma de libertação deste triste retrospecto. Suas principais chances de medalha estão na patinação de velocidade, no skeleton, no hóquei, no esqui livre, no snowboarding e no curling. Entretanto, o esqui alpino, o esqui de fundo e o trenó também poderão ser fonte de medalhas para os canadenses. Tobogã, salto de esqui e combinado nórdico serão seus pontos fracos.
Os Estados Unidos são fortes candidatos a dominar o quadro de medalhas, procurando manter a força e a condição de superpotência mundial nos Jogos de Inverno, reconquistada a partir de 2002, em Salt Lake City, ocasião em que obtiveram inacreditáveis 34 medalhas, rompendo por larga margem seu recorde de 13 medalhas olímpicas numa única edição dos Jogos. Para isso, possuem excelentes condições de medalha em vários esportes, com destaque para a patinação de velocidade, o esqui alpino, a patinação artística, o trenó, o esqui livre e o snowboarding. Outras modalidades também poderão garantir medalha aos EUA, como o tobogã, o hóquei, o combinado nórdico e o esqui de fundo. Seus pontos fracos estão no esqui de fundo, no biatlo e no salto de esqui.
A Alemanha vem procurando manter sua liderança nos Jogos Olímpicos de Inverno. Nas duas últimas edições resistiu a fortíssimas investidas dos Estados Unidos e, agora, também terão um forte duelo com o Canadá. Os alemães apresentam um grande versatilidade nos esportes de inverno. Suas principais esperanças de medalha estão no biatlo, na patinação de velocidade feminina, no tobogã e no trenó. Entretanto, apresentam forte participação em outras modalidades, como no salto de esqui, no combinado nórdico e no esqui de fundo. Pontos fracos: Curling e Hóquei.
A Noruega tentará se refazer da péssima atuação dos Jogos de 2006, quando obteve apenas 2 medalhas de ouro, número muito abaixo dos seus padrões internacionais. País de antiga tradição no gelo e na neve, espera dominar o pódio em dois esportes básicos: o esqui de fundo e o biatlo. Entretanto, também é forte na patinação de velocidade, no salto de esqui e no esqui alpino. Em outras modalidades, como combinado nórdico e curling, também podem chegar à medalha. Dificilemtne chegará à medalha no trenó, no tobogã, no skeleton, no hóquei e na patinação artística.
Por enquanto é só...
Nenhum comentário:
Postar um comentário