terça-feira, 13 de maio de 2008

1940 - TÓQUIO, JAPÃO, E HELSINQUE, FINLÂNDIA

Os Jogos Olímpicos de 1940, os décimo-segundos da Olimpíada, foram concedidos à cidade japonesa de Tóquio e, posteriormente transferidos para a cidade finlandesa de Helsinque. Infelizmente a eclosão da Segunda Guerra Mundial e o envolvimento, no conflito, dos países que foram encarregados de sediá-los tornou impossível sua realização.
Tóquio seria a primeira cidade asiática a abrigar o evento e os Jogos Olímpicos atingiriam seu terceiro continente distinto, pois já haviam sido realizados na Europa e na América. Toomey e King (1988, p. 35) traduzem o clima vivido pelos japoneses:

(...) Os Organizadores de Tóquio procederam com seus planos mesmo quando o comando militar japonês estava comprometendo o país com aventuras imperiais no extremo oriente. No Verão de 1938, Tóquio foi forçada a retirar sua candidatura. Helsinque então se ofereceu para organizar os Jogos de 1940 e o Comitê Olímpico Internacional, com otimismo, escolheu Londres como sede local para os Jogos de 1944

Gherarducci (1984) informa que após a invasão da China por tropas japonesas em 1937, os próprios chineses pediram ao Comitê Olímpico Internacional a retirada dos Jogos Olímpicos do Japão. Entretanto, a organização máxima do esporte olímpico defendia que a concessão dos Jogos não era feita a um país ou governo, mas sim a uma cidade. Posteriormente os próprios japoneses anunciaram que não iriam abrigar os Jogos Olímpicos de 1940, que acabaram sendo alocados para Helsinque, Finlândia.
Tóquio recebeu o direito de organizar os Jogos de 1940 ao derrotar Helsinque por 36 a 27 na votação. Deveriam ocorrer de 21 de Setembro a 6 de Outubro e seu programa incluía 128 provas em 18 modalidades esportivas e mais 7 eventos de arte. Com a desistência do Japão, por estar em guerra com a China, os Jogos foram transferidos para Helsinque, que os programou para ocorrerem entre 20 de Julho e 4 de Agosto, incluindo 129 provas em 16 modalidades esportivas mais 7 provas de artes. Apesar da Guerra ter eclodido em Setembro de 1939, os finlandeses prosseguiram sua preparação até serem agredidos pelos soviéticos em 30 de Novembro de 1939 (KAISER, 2000).
Rodda (1976) aponta que a concessão dos Jogos a Tóquio representou uma etapa crucial para o movimento olímpico, que chegava a um país da Ásia, continente que despertava muito misticismo e romantismo no Ocidente. Rodda (1976) ainda destaca a utilização por parte dos japoneses de especialistas que trabalharam nos Jogos de 1936 e o empenho com que os japoneses se dedicaram ao projeto, com 16 espaços já separados para os Jogos, alguns com as sedes já construídas. Porém, o governo japonês barrou a organização do evento, que foi transferido para a Finlândia, que logo depois teve que desistir por causa da guerra com a União Soviética. Greenberg (1987) pondera que a invasão soviética da Finlândia cancelou seus planos e nisso é apoiado por Gherarducci (1984). A Finlândia era uma das grandes potências do esporte mundial na década de 30 e como país esportivo teve que suportar uma grande frustração ao não poder realizar os Jogos.
Fauria (1968, p. 251) relata as experiências japonesa e finlandesa, indicando a importância que o Japão estava dando ao evento, inclusive com consultas aos alemães:

O movimento olímpico entrava triunfante na Ásia. Indiquemos que se havia previsto uma quantidade bastante elevada para sufragar os gastos - o pró-rateio dos países participantes. Uma delegação alemã daqueles que organizaram os Jogos de 1936, deslocou-se até Tóquio para assessorar os japoneses. Mas em 1937 explodia a guerra cino-japonesa, e o Japão retirou sua candidatura. Imediatamente ortogou-se a organização a Helsinque, mas a invasão russa acabou com o febril labor finlandês, que estava preparando com grande ilusão os Jogos da XII Olimpíada. Uma Guerra ampla e cruel iria impedir a celebração dos Jogos da XII e da XIII Olimpíadas
O fato dos japoneses terem consultado os alemães já demonstra o empenho e a organização que eles iriam imprimir à organização dos Jogos. Infelizmente a ignorância militar acabou retirando de Tóquio e do Japão uma experiência que eles somente iriam experimentar 24 anos depois, quando abrigariam os Jogos de 1964. Os finlandeses tiveram sorte um pouco melhor e Helsinque pôde abrigar os Jogos 12 anos depois, em 1952.
A Segunda Guerra Mundial prosseguiu e comprometeu também a organização dos Jogos Olímpicos de 1944.

Nenhum comentário: