quarta-feira, 13 de abril de 2022

CHINA - QUADROS DE MEDALHAS OLÍMPICAS

 





1 - A China ocupa a sétima (7ª) colocação em número total de medalhas na história olímpica, somando os resultados das edições olímpicas de verão e de inverno, com um total de 713 medalhas, 636 nos Jogos Olímpicos de Verão e 77 nos de Inverno. 

2 - A China ocupa a quinta (5ª) posição em número de medalhas de ouro na história olímpica, com 286 medalhas de ouro, 264 nas edições de verão e 22 nas de inverno. 

3 - A China não participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1896 a 1920. A partir de 1924 até 1948, participou como integrante da República da China. Após a revolução, participou da edição de 1952, como República Popular da China. A partir de 1956, a China se retirou do Comitê Olímpico Internacional em virtude do mesmo permitir a participação da República da China, representada por atletas de Taiwan. A utilização do nome "China" por parte da República da China, desagradava a República Popular da China e esta se retirou do COi e se ausentou das edições olímpicas de 1956 a 1976. 

4 - A China se reintegrou ao Movimento Olímpico depois que o COI publicou uma resolução na qual a República da China, conhecida como Taiwan, fôsse denominada Taipé Chinesa, que compete com uma bandeira diferente da utilizada por Taiwan. A República da China, em protesto, boicotou os Jogos de 1976 e 1980. 

5 - A República Popular da China, a China "comunista", retornou ao mundo olímpico a partir de 1979 e competiu sem sucesso nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, em Lake Placid, EUA, mas boicotou a edição de verão em Moscou, então URSS, no mesmo ano. 

6 - A República Popular da China, a China Continental, não inclui Taiwan, que compete sob a denominação de Taipé Chinesa, e nem Hong Kong, que, embora reintegrada à China, ainda mantém uma condição independente nos Jogos Olímpicos. Um resumo da participação chinesa nos Jogos Olímpicos:



7 - Em 1960 e 1968, a República da China, Taiwan, obteve as únicas medalhas "chinesas" na história olímpica, uma de prata em 1960 e uma de bronze em 1968, ambas no Atletismo, até a China começar sua jornada de sucesso a partir de 1984.  

8 - A China possui uma história recente de sucesso nos Jogos Olímpicos, passando a ter relevância somente a partir dos Jogos de Verão de 1984, sediados em Los Angeles, EUA, quando somou 32 medalhas, 15 de ouro, numa edição olímpica boicotada pela maioria dos países socialistas, exceto Iugoslávia e Romênia. Antes disso, os chineses somente possuíam as 2 medalhas conquistadas por Taiwan.  

9 - A China ocupa a sexta (6ª) colocação nos Jogos Olímpicos de Verão no critério de número total de medalhas, com um total de 636 medalhas. Seus melhores desempenhos ocorreram a partir da edição de 2008, quando sediou os Jogos de Beijing, com a manutenção do segundo lugar (2º) em total de medalhas nas últimas quatro edições olímpicas, sempre atrás dos Estados Unidos. Nos anos 2000 e 2004, o país ocupou a terceira (3ª) colocação, atrás dos EUA e da Rússia. Seu pior desempenho, sem considerar os anos em que não obteve medalha, ocorreu em 1988, com a sétima (7ª) colocação, embora tecnicamente melhor do que o sexto (6º) lugar dos boicotados Jogos Olímpicos de 1984. 

10 - Com relação ao critério de número total de medalhas numa única edição olímpica de verão, a China possui como recorde a marca de 100 medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de 2008, em Beijing, quando sediou o evento, que foi um ponto de mudança no desempenho do país, que passou a sempre ostentar um número de 70 medalhas ou mais nas edições seguintes, saindo da casa das 50 ou 60 medalhas que perdurou de 1992 a 2004. O resultado de 2012, 92 medalhas, é o segundo (2º) melhor desempenho chinês e as recentes 89 medalhas de 2021 configuram o terceiro (3º) melhor resultado do país.  

11 - A China ocupa a quarta (4ª) colocação geral no critério de número de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão, com um total de 264 medalhas. Obteve seu melhor desempenho quando liderou, neste critério, o quadro nos Jogos de 2008, quando sediou o evento em Beijing, e ficou em segundo (2º) lugar nas edições de 2004, 2012 e 2021, nesta última ficando atrás dos EUA por apenas uma medalha de ouro, 38 a 39. Ficou em terceiro (3º) lugar nas edições de 2000 e 2016, nesta última, atrás do Reino Unido e dos EUA. 

12 - No critério de número de medalhas de ouro, numa única edição olímpica, a China ostenta um recorde de 48 medalhas de ouro conquistadas quando sediou o evento em 2008, em Beijing. Porém, na ocasião, havia conquistado 51 medalhas de ouro, mas teve 3 delas retiradas por causa de casos de doping no Levantamento de Peso feminino. Em 2012, obteve seu segundo melhor desempenho, com 39 medalhas, e em 2021 seu terceiro melhor resultado, 38 medalhas. O ano 2000 marcou uma fase de transição para a China ao conquistar 28 medalhas de ouro e passar a um novo patamar em termos de vitórias olímpicas, já que seus recordes anteriores eram de 16 medalhas de ouro, conquistadas nas edições de 1992 e 1996. 

13 - A China foi bastante beneficiada pelo ingresso de algumas modalidades esportivas no programa olímpico, como o Tênis de Mesa, o Badminton, o Taekwondo, e as versões femininas do Levantamento de Peso ,do Judô e da Luta.

14 - Nos Jogos Olímpicos de Inverno, no critério de maior número de medalhas no total, a China ocupa apenas a 16ª posição, com um total de 77 medalhas. Seu melhor desempenho ocorreu em 2010, quando ficou em oitavo (8º) lugar, única vez em que figurou entre os dez maiores medalhistas numa edição de inverno. Seu pior desempenho, sem considerar os anos em que não obteve medalha, ocorreu em 1994, com o 16º lugar. 

15 - No critério de maior número de medalhas no total, a China registra, como recorde numa única edição olímpica de inverno, a conquista de 15 medalhas nos recentes Jogos de Beijing de 2022, quando sediou o evento em casa. Em 2006 e 2010, a China somou 11 medalhas em cada edição, seus melhores desempenhos fora de território chinês. Em 1994, com 3 medalhas, nenhuma de ouro, teve seu pior desempenho desconsiderando as edições em que não obteve medalha. 

16 - No critério de maior número de medalhas de ouro, a China ocupa a 16ª posição no quadro geral dos Jogos Olímpico de Inverno, com 22 medalhas. Seu melhor desempenho ocorreu em 2022, em Beijing, como anfitriã, ao ficar num surpreendente terceiro (3º) lugar, atrás apenas de Alemanha e Noruega. Porém, a possível desclassificação da Rússia na Patinação Artística por equipes, deverá garantir mais uma medalha de ouro aos Estados Unidos, que derrubar[a a China para a quarta (4ª) colocação. Seu segundo melhor desempenho ocorreu em 2010 ao ficar na sétima (7ª) posição. Em 2002, a China obteve suas primeiras medalhas de ouro em edições olímpicas de inverno. 

17 - Nos Jogos Olímpicos de inverno, em termos de recorde de medalhas de ouro numa única edição olímpica, a China obteve seu melhor desempenho em 2022, em Beijing, com 9 medalhas de ouro. Em 2010, havia obtido 5 medalhas de ouro e este era o seu melhor desempenho até então. 

18 - A China passou a disputar os Jogos Olímpicos de Inverno somente depois que retornou ao Movimento Olímpico e estreiou na edição de 1980 em Lake Placid, nos Estados Unidos.

19 - A China tem se destacado em vários esportes e tem conseguido ampliar o número de modalidades esportivas nas quais consegue chegar ao pódio. Porém, sua hegemonia absoluta em alguns esportes, como Tênis de Mesa, Saltos Ornamentais e Badminton faz com que estes se destaquem na lista dos melhores esportes do país. 

20 - A Ginástica é o esporte que mais garantiu medalhas à China, com um total de 84. É seguida de perto pelos Saltos Ornamentais, que soma 81 medalhas. O Tiro ao Alvo, com 67 medalhas, ocupa a terceira (3ª) posição. O Levantamento de Peso vem na sequência, com 62 medalhas mas sofre com as limitações de número de competidores estipuladas pela Federação Internacional da modalidade. O Tênis de Mesa, com 60 medalhas, apresenta um excepcional desempenho pois a modalidade distribui poucas medalhas. A Natação, com 49 medalhas, vem conseguindo evoluir no quadro chinês, seguida pelo Badminton, que contabiliza 47 medalhas. O Atletismo, modalidade que mais distribui medalhas nos Jogos Olímpicos, é responsável por 39 medalhas chinesas e o país tem crescido neste esporte principalmente em virtude da atuação das mulheres em provas de arremesso e lançamentos e delas e dos homens nas provas de marcha atlética. 

21 - Nos esportes de combate, a China apresenta um certo equilíbrio entre as modalidades. O Judô lidera com 22 medalhas, mas vem seguido pela Esgrima e pela Luta, com 15 medalhas cada um, pelo Boxe, 14 medalhas, e pelo Taekwondo, 11 medalhas. De certa forma, há um equilíbrio entre os esportes de combate da China medalhistas olímpicos. O Caratê, que ingressou em 2021 no programa, garantiu 2 medalhas aos chineses. 

22 - Nos esportes coletivos, a China apresenta seu melhor resultado no Voleibol, com um total de 6 medalhas. A seguir aparecem o Basquetebol, 3 medalhas, o Futebol, o Softbol, o Hóquei sobre a grama e o Handebol, cada qual com uma medalha. 

23 - No critério de maior número de medalhas de ouro, os Saltos Ornamentais são a modalidade esportiva em que a China apresenta maior sucesso, com 47 conquistas. Na segunda (2ª) posição aparece o Levantamento de Peso, que soma 39 medalhas de ouro, seguido pela Ginástica, 33, pelo Tênis de Mesa, 32, e pelo Tiro ao Alvo, 26. O Badminton ocupa a sexta (6ª) posição, com 20 medalhas de ouro. 

24 - Nos esportes de inverno, a China obteve seu maior número de medalhas na Patinação de Velocidade em pista curta, com 37 conquistas, bem à frente do Esqui Livre, que soma 17 medalhas. A Patinação Artística e a Patinação de Velocidade conquistaram 9 medalhas cada um, seguidos pelo Snowboard, 3 medalhas, e pelo Curling e pelo Skeleton, cada qual com apenas uma medalha. 

25 - Na Patinação de Velocidade a China obteve a primeira medalha olímpíca de inverno de sua história, feito de Qiaobo Ye, medalhista de prata na distância feminina de 500m nos Jogos Olímpicos de 1992, em Albertville, França. Aliás, nos patins a China obteve 55 das suas 77 medalhas olímpicas de inverno.   

Nenhum comentário: