quarta-feira, 4 de julho de 2012

GRAVAÇÕES PARA OS JOGOS OLÍMPICOS - DVD X VHS



Eu documento os Jogos Olímpicos desde 1988. Daquela época até 2004, eu sempre havia utilizado VHS. Em 2008, documentei os Jogos com VHS e DVD, mas em 2009, no mundial de Atletismo tive uma grande decepção com meu gravador de DVD durante o campeonato mundial de Atletismo. Após gravar 3 horas e meia  e ter acordado às 5:00h para fazer tal gravação, o gravador apenas indicou "erro na gravação". E ficou por isso mesmo. Em 2010, para os Jogos de Inverno, utilizei novamente os VHS e agora, perto dos Jogos de 2012, estou bastante confuso, sem saber que caminho seguir. Comprei dois gravadores da LG RH397H e comecei a fazer gravações das seletivas norte-americanas da Natação. 



Utilizei DVDs da marca Nipponic DVD-R 1x-8x. As gravações ocorriam normalmente, porém, quando comecei a assisti-las deparei-me com a realidade: o primeiro arquivo gravado simplesmente não roda e o leitor indica que está corrompido, ou então aponta erro na navegação. O manual da LG recomenda outras mídias, como Mitsubishi, Sony e That's, mas também afirma que o aparelho pode reproduzir e gravar todos os tipos de DVDs comuns. Quando faço as gravações, as interrompo com o "stop" e o conteúdo é gravado no disco. Se utilizar várias vezes o "stop", terei vários arquivos no disco.Porém, o primeiro que foi gravado não pode ser lido e trava o próprio DVD em que foi gravado. O DVD é simplesmente ejetado pelo gravador. Estou completamente frustrado. Anteriormente, também comprei um PCTV da Positivo e passei a fazer as gravações no HD. Porém, a imagem sempre fica como se tivesse sofrendo pequenas ondas parecidas com as de um lago quando jogamos uma pedra. Passa uma onda de cada vez, mas a sensação é bastante irritante. Com tanta tecnologia, ainda estou completamente perdido quanto às gravações. Creio que mais uma vez terei que lançar mão do velho VHS. Com ele há mastigações, chuviscos, etc. Mas pelo menos boa parte do arquivo fica presente, ainda que tremido ou coisa do tipo, ao contrário dos DVDs, que simplesmente param de funcionar e nos brindam com as famosas frase "insira o disco", quando o disco já está inserido, ou "erro na gravação", quando vc gravou normalmente, ou como nos dias atuais, em que uma nova nomenclatura surgiu com o meu gravador LG: "erro de navegação". Aceito sugestões por parte dos leitores do meu blog. Estamos a menos de 20 dias dos Jogos Olímpicos e estou completamente perdido. Devo voltar para o velho e confiável VHS. Uma pena terem parado de fabricá-lo.


3 comentários:

Felipe disse...

Pode ser duas coisas: ou seu aparelho de gravação de dvd é ruim ou era uma boa experimentar comprar DVDs virgens de outra marca. Esses Niponic são uma porcaria.

Alexandre Medeiros Jorge de Carvalho disse...

Realmente tenho que verificar isso. Fiz um teste com o gravador, depois de o colocar com as configurações de fábrica e parece que gravou bem. Porém, eu prefiro os DVDs da Sony, mas onde comprei havia da HP e da Niponic. Qual vc me recomendaria?

Felipe Andrade disse...

Depende, tem marcas que são ótimas e outras que são uma porcaria.

Eu tenho dvd's de uma marca chamada Deko, que tenho há uns quatro anos em casa e nunca deram defeito, quando são guardados com carinho. Outros que tenho são da ELLcom, Brtech e da Multilaser. De marcas "grandes", já testei LG e também gostei bastante.

Mas essas marcas são mais fáceis de encontrar em bazares/lojas de informática. Lojas de departamento não são muito entendidas desse assunto, aí vendem esses dvd's ridículos da Nipponic.

Agora cabe você tentar testar e ver qual o melhor pra você deixar de recordação para o futuro rs.