A Venezuela possui apenas 11 medalhas olímpicas, incluindo apenas 1 de ouro. A modalidade esportiva que mais rendeu medalhas ao país foi o Boxe, que chegou 5 vezes ao pódio, inclusive para ganhar a única medalha olímpica de ouro da história do país, feito conseguido em 1968, na Cidade do México. Mas foi em 1984, em Los Angeles, que a modalidade conseguiu seu melhor desempenho ao chegar duas vezes ao pódio, ambas as vezes para receber a medalha de bronze. O Taekwondo ocupa o segundo lugar, com 2 medalhas de bronze, obtidas em 2004 e 2008, em ambas as ocasiões em provas femininas, únicas vezes em que as mulheres garantiram medalha à Venezuela. Atletismo, Levantamento de Peso, Natação e Tiro ao Alvo completam a lista de esportes que já obtiveram medalha olímpica para a Venezuela. De todo o exposto, é fácil concluir que na história olímpica da Venezuela apenas o Boxe e o Taekwondo, este, recentemente, são modalidades esportivas que apresentam alguma continuidade em termos de conquista de medalhas, ficando as demais apenas com conquistas esporádicas. Confira a distribução das medalhas olímpicas da Venezuela conforme a modalidade esportiva:
01.Boxe-------------5-------1-------2-------2
02.Taekwondo--------2-----------------------2
03.Atletismo--------1-----------------------1
03.Levant. Peso-----1-----------------------1
03.Natação----------1-----------------------1
03.Tiro ao Alvo-----1-----------------------1
Total--------------11-------1-------2-------8
2 comentários:
A Venezuela parece estar progredindo nos últimos anos. Vamos ver como ela vai se comportar no Pan de Guadalajara. No Mundial de piscina curta, em Dubai, ano passado, o nadador venezuelano Albert Subirats se destacou.
No mais, parabéns pelo seu excelente trabalho, cujos 2 blogs só agora eu descobri.
Obrigado!
A Venezuela ainda tem um longo caminho pela frente. O próprio Subirats possui adversários de peso em suas provas. Convém lembrar que a medalha de prata foi obtida numa prova que não contou com o grande Michael Phelps nem com o australiano Lauterstein, se não me engano. Mas o russo Korotyshkin e o japonês Kishida estavam lá! Quem sabe o Subirats repete o feito do Rafael Vidal, bronze nos 200m borboleta em 1984? Pelo menos ele está entre os grandes!
Postar um comentário