terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

23 DE FEVEREIRO - RESULTADOS


Foram disputadas 5 finais no dia, o que representou a distribuição de mais 15 medalhas. A Noruega foi o país que mais vezes subiu ao pódio, obtendo 3 medalhas. Alemanha, Rússia e França foram os outros países com mais de uma medalha, cada um com duas. Os EUA obtiveram somente uma medalha, mas continuam na frente no quadro de medalhas. A Alermanha vem diminuindo rapidamente a diferença, resta saber se conseguirá alcançar os norte-americanos. Confiram os resultados do dia:


BIATLO - feminino - 4x6 km

1.RUS - 1:09:36.3 (0) +5
2.FRA - 1:10:09.1 (2) +8
3.ALE - 1:10:13.4 (0) +5


A Rússia obteve a medalha de ouro ao superar os demais adversários por mais de 30s de diferença. Nenhuma atleta russa cumpriu punição, sendo que duas delas, Svetlana Sleptsova e Olga Medvedtseva, na primeira e terceira passadas, respectivamente, não precisaram nem mesmo de munição extra. A França confirmou o favoritismo e obteve a medalha de prata. Porém, poderia ter ficado com a de ouro se não fossem os erros de Marie Dorin, que cumpriu 2 voltas de penalização depois da passagem na posição deitada. A tradicional Alemanha garantiu a medalha de bronze, mas foi muito prejudicada pela desistência de sua principal atleta, Magdalena Neuner, que não quis competir no revezamento. A Noruega, de Tora Berger, ficou em quarto lugar, seguido da Suécia, das favoritas que não medalharam em Vancouver, Helena Jonsson e Anna-Carin Olofsson.


COMBINADO NÓRDICO - masculino - Equipes

1.AUT - 49:31.6
2.EUA - 49:36.8
3.ALE - 49:51.1


Finlândia e EUA lideraram a competição de salto de esqui e, por isso, largaram na frente na etapa de esqui de fundo. Porém, Áustria e Alemanha recuperaram a desvantagem anterior e conseguiram chegar ao pódio. A Áustria, campeã em 2006, teve uma fenomenal atuação e garantiu a medalha de ouro com uma vantagem de 5.2s sobre os EUA. O veterano Felix Gottwald foi quem ultrapassou os EUA e deu uma folgada liderança para os austríacos na terceira passagem. Gottwald obteve sua sétima medalha olímpica desde 2002. A Alemanha tentou alcançar os líderes, mas limitou-se apenas à medalha de bronze. A França foi a quarta colocada.


PATINAÇÃO DE VELOCIDADE - masculino - 10000m

1.COS - 12:58.55 - Lee Seung-Hoon
2.RUS - 13:02.07 - Ivan Skobrev
3.HOL - 13:06.73 - Bob de Jong


Os holandeses Sven Kramer e Bob de Jong eram os grandes favoritos para a conquista da medalha de ouro. O sul-coreano Lee Seug-Hoon, prata nos 5000m, estabeleceu um recorde olímpico de 12:58.55. Resistiu às investidas de Alex Contin no sexto par e do holandês Bob de Jong e Havard Bokko no sétimo par. A última dupla presente no rinque era a do favoritíssimo holandês Sven Kramer e do russo Ivan Skobrev, respectivamente ouro e bronze nos 5.000m. Kramer estabeleceu um fortíssimo ritmo, ultrapassando a linha de chegada cerca de 6s mais rápido do que o sul-coreano. Entretanto, durante a prova, distraiu-se e, na mudança de raia, passou com um dos pés sobre o cone de divisão, infringindo a regra de não invadir a raia do adversário, mesmo que não lhe tenha trazido benefício. A prova continuou, embora os sul-coreanos já comemorassem e os torcedores holandeses já estivessem apreensivos. Kramer ultrapassou a linha de chegada e comemorou. Seu treinador dirigiu-se a ele e informou-lhe do ocorrido. Kramer, furioso, tirou seus óculos e os atirou na pista, bem como chutou um dos pontos de demarcação da pista. Enquanto isso, os sul-coreanos comemoravam o inesperado título. O holandês de Jong, prata em 1998 e ouro em 2006, acabou ficando com a medalha de bronze, para completar um trio de medalhas na prova. Kramer permaneceu inconsolável.


ESQUI ALPINO - masculino - Eslalom Gigante

1.SUI - 2:37.83 - Carlo Janka
2.NOR - 2:38.22 - Kjetil Jansrud
3.NOR - 2:38.44 - Aksel Lund Svindal


Os norte-americanos entraram na prova com a dura missão de manter o excepcional desempenho que lhes havia garantido, até então, 8 medalhas em 6 disputas do Esqui Alpino. Porém, Bode Miller falhou na segunda descida e Ted Ligety não conseguiu alcançar as primeiras posições. Assim, os EUA, pela primeira vez em Vancouver, não obtiveram medalha. Os austríacos, por sua vez, continuaram seu desapontador desempenho, novamente não subindo ao pódio, embora tenham ficado com as 3 posições seguintes. Benjamin Raich, campeão em 2006, ficou apenas na sexta colocação. O favorito suíço Carlo Janka teve uma excelente atuação na primeira descida e manteve o nível na segunda, garantindo a medalha de ouro, mais uma para os suíços no esqui alpino. As medalhas de prata e de bronze ficaram com a Noruega, através de Kjetil Jansrud, 0.39s atrás de Janka, e de Aksel Lund Svindal, que obteve sua terceira medalha em Vancouver. Aliás, a Noruega está com mais medalhas do que a Áustria no Esqui Alpino.


ESQUI LIVRE - feminino - Cross

1.CAN - Ashleigh McIvor
2.NOR - Hedda Berntsen
3.FRA - Marion Josserand


A prova é a mais nova a integrar o programa olímpico. Curiosamente, os EUA não inscreveram competidores para esta prova. A semifinal incluiu 8 competidoras de 6 países, sendo que Noruega e Canadá conseguiram classificar duas cada um. Porém, a final contou com representantes de países diferentes. A medalha de ouro ficou com a canadense Ashleigh McIvor, campeã mundial em 2009, enquanto a de prata foi para a norueguesa Hedda Berntsen, seguida pela francesa Marion Josserand. A francesa Ophelie David, uma das favoritas, despediu-se nas quartas-de-final.


QUADRO DE MEDALHAS

PAÍS - TOTAL (OURO-PRATA-BRONZE)

EUA...................26 (7-9-10)
ALE....................23 (7-9-7)
NOR...................17 (6-5-6)
RUS....................13 (3-4-6)
CAN...................11 (6-4-1)
COS....................10 (5-4-1)
AUT....................10 (4-3-3)
FRA....................10 (2-3-5)
SUI......................8 (6-0-2)
SUE.....................7 (3-2-2)
HOL....................6 (3-1-2)
CHN....................5 (3-1-1)
POL.....................4 (0-3-1)
ITA......................4 (0-1-3)
ESQ.....................3 (1-1-1)
RTC.....................3 (1-0-2)
JAP......................3 (0-1-2)
AUS.....................2 (1-1-0)
LET......................2 (0-2-0)
BIE.......................2 (0-1-1)
CRO.....................2 (0-1-1)
ESL......................2 (0-1-1)
RUN.....................1 (1-0-0)
EST......................1 (0-1-0)
FIN......................1 (0-1-0)
CAZ.....................1 (0-1-0)


EUA e Alemanha estão disputando acirradamente a liderança no quadro de medalhas, com a Alemanha diminuindo a diferença em relação aos EUA. O número de medalhas disponíveis está diminuindo, o que significa que ambos não poderão desperdiçar oportunidades em esportes nos quais são líderes. Os EUA já contam com 26 medalhas e esperam por mais delas no Hóquei, na Patinação de Velocidade, no Esqui Alpino, no Esqui Livre, Combinado Nórdico e no Trenó. Ainda podem bater o seu próprio recorde de medalhas (34) bem como o recorde olímpico da Alemanha (36), mas a barreira das 40 medalhas parece estar cada vez mais distante. A Alemanha melhorou muito nos últimos dias, tendo encostado nos EUA, diminuindo para 3 medalhas a diferença entre ambos. Porém, considerando as provas remanescentes, dificilmente conseguirá passar os EUA, somente se os norte-americanos decepcionarem onde esperam medalhas. No final da contagem de medalhas, provavelmente o fracasso alemão no Biatlo masculino será o fator da derrota alemã. Entre EUA e Alemanha, parece-me que os EUA ainda são os favoritos. A Noruega vem crescendo muito nos últimos dias, mas não tem condições de alcançar os EUA e nem a Alemanha. Ao menos, já está sepultando o vergonhoso desempenho de 2006. A Rússia melhorou e já conta com 13 medalhas, podendo afastar o fantasma da pior campanha olímpica, algo que estava por acontecer. Porém, certamente não chegará a 20 medalhas. O Canadá, que se encontra atrás da Rússia, não conseguirá mais liderar o quadro de medalhas, seu grande objetivo antes do início dos Jogos. Com apenas 11 medalhas, até mesmo seu recorde de medalhas, 24 no total, deverá permanecer intacto. Como consolo, conseguiu por fim à sina de não obter medalha de ouro em casa, pois já conta com 6, uma a menos do que Alemanha e EUA. Áustria e Coreia do Sul realizarão uma disputa emocionante, já que o fraquíssimo desempenho dos austríacos no esqui alpino está fazendo com que o país não consiga se colocar entre as cinco maiores forças. Por seu lado, a Coreia do Sul tem apresentado um excelente resultado na Patinação de Velocidade, o que lhe tem garantido uma forte evolução nos Jogos Olímpicos de Inverno. A França, em razão do seu forte desempenho no Biatlo, vem superando as expectativas, mas não deverá ocupar as cinco primeiras posições. A China ainda conta com o Esqui Livre e com a Patinação de Velocidade em Pista Curta para se colocar melhor entre os medalhistas, embora dificilmente supere as 11 medalhas obtidas em 2006. Restam apenas 5 dias para o término dos Jogos, 27 provas ainda serão realizadas e distribuirão um total de 81 medalhas. A Alemanha, procurando manter sua hegemonia, e os EUA, almejando a primeira posição e um recorde de medalhas, deverão proporcionar muito mais emoção aos Jogos Olímpicos de Vancouver- 2010.

Nenhum comentário: