quarta-feira, 30 de abril de 2008

1932 - LOS ANGELES, ESTADOS UNIDOS

Os Jogos Olímpicos de 1932, os décimos da Olimpíada, foram sediados em Los Angeles, Estados Unidos. Apresentaram vários aspectos importantes que acabaram por caracterizá-los, como: a segunda edição olímpica no Continente americano; o renascimento da economia norte-americana após a crise de 1929; a fraca participação estrangeira por causa dos altos custos de viagem, situação agravada pela crise econômica mundial; as costumeiras inovações na cultura dos Jogos, como a inclusão do pódio olímpico e a primeira Vila olímpica; o abrandamento da Lei Seca por questões culturais; a forte presença do público; a conjugação do mundo artístico com o olímpico; o espírito empreendedor norte-americano e o sucesso financeiro.
A cidade foi escolhida em 1923 para abrigar os Jogos. Conforme Carbonetto (1995), os Estados Unidos tiveram 9 anos para se prepararem para o evento e com recursos quase ilimitados, entretanto, a crise da Bolsa de Nova Iorque em 1929 ocasionou grandes dificuldades e colocou em risco a realização dos Jogos Olímpicos. Carbonetto (1995), porém, afirma que a situação foi salva pelo programa New Deal, lançado pelo Presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, que conseguiu recuperar a economia norte-americana e com isso também a realização dos Jogos.
A crise mundial, porém, havia deixado profundos danos nas economias dos países em geral. Com isso, a participação estrangeira ficou comprometida, como indica Shteinbakh (1981, p.99):

37 países enviaram a Los Angeles 1.048 desportistas, isto é, o número de participantes foi, aproximadamente, duas vezes e meia inferior ao das Olimpíadas anteriores. Delegações de muitos países não conseguiram chegar devido às dificuldades materiais. A maioria dos Estados europeus limitou-se a enviar para os EUA apenas os desportistas em cujo êxito estavam certos. Pela primeira vez nos Jogos, participaram desportistas da China e da Colômbia

As dificuldades materiais foram a principal causa da ausência de vários atletas. Wallechinsky (2004) concorda que a Grande Depressão Econômica comprometeu a participação dos países estrangeiros, mas acrescenta também outro fator, a remota localização da cidade de Los Angeles. Wallechinsky (2004) também lembra que o número de participantes foi o menor desde 1904, quando os EUA também abrigaram o evento, naquela ocasião em Saint Louis. Fauria (1968, p.188) também culpa a distância: "Indubitavelmente, o amplo deslocamento que significava a viagem Europa-EUA, muito mais difícil do que hoje em dia, obrigou todos os países a reduzirem ao máximo suas delegações".
A situação poderia ter sido pior se o Comitê Organizador, chefiado por William Garland, não tivesse se comprometido a subsidiar parte das despesas dos participantes estrangeiros. Greenberg (1987) lembra que o subsídio englobava custos de transporte, hospedagem e alimentação. Giller (1984) esclarece que o subsídio em relação ao transporte foi obtido através da obtenção de reduzidos preços para as passagens de navio e trem. Toomey e King (1988) também informam que o Comitê Organizador obteve os preços mais baixos das empresas de navegação e transporte ferroviário e acrescentam que o surgimento de um conceito de Vila Olímpica facilitou o fornecimento de alimentação, hospedagem e transporte local aos participantes, tudo a um custo de apenas 2 dólares por dia.
Logicamente as competições esportivas foram afetadas pela reduzida presença dos atletas estrangeiros. Muitas provas contaram com a presença de pouquíssimos competidores e o torneio de Futebol teve que ser cancelado (WALLECHINSKY, 2004). Na Luta Greco-romana, por exemplo, em muitas categorias houve a presença de três a cinco competidores. Com relação ao Futebol, Shteinbakh (1981) afirma que o torneio foi cancelado não somente pela ausência dos europeus em virtude dos custos de viagem, mas também por causa da sua baixa popularidade nos Estados Unidos. O Hóquei sobre a grama sofreu o mesmo problema com a ausência européia, mas seu torneio foi disputado, embora com apenas três equipes e com um nível técnico comprometido devido à grande superioridade da tradicional Índia em relação aos fracos Estados Unidos e Japão. Em Los Angeles novamente voltaram a ser disputadas competições de Tiro ao Alvo, ainda que somente 2 provas tenham sido realizadas. Em 1928, por indefinições quanto ao profissionalismo, o esporte havia sido retirado do programa olímpico.
A questão do profissionalismo novamente ganhou destaque depois que dois fantásticos atletas da época, o francês Jules Ladoumègue e o finlandês Paavo Nurmi, foram proibidos de participar dos Jogos acusados de receberem dinheiro em competições esportivas. Infelizmente a medida privou Paavo Nurmi, ganhador de 12 medalhas olímpicas, 9 de ouro e 3 de prata, entre 1920 e 1928, de ampliar seus feitos. A definição de atletas profissionais e amadores sempre foi controversa dentro dos Jogos Olímpicos.
Los Angeles também foi o marco para várias inovações que se incorporaram ao ritual dos Jogos Olímpicos. Wallechinsky (2004) cita a introdução do pódio na cerimônia de premiação dos atletas ganhadores de medalhas e o hasteamento da bandeira do país vencedor de cada prova. Wallechinsky (2004) também observa que a edição de 1932 foi a primeira a durar 16 dias e que desde então cada edição dos Jogos tem durado de 15 a 18 dias. No período de 1900 a 1928, os Jogos se prolongaram por no mínimo 79 dias, e em algumas edições ultrapassou os 5 meses de duração. As inovações tecnológicas incluíram a introdução de cronometragem eletrônica oficial para os eventos de pista e a utilização da câmera de photo-finish na linha de chegada. Keith (1988) afirma que o sistema desenvolvido pelos norte-americanos permitia cronometrar até mesmo um centésimo de segundo.
Entretanto, a inovação mais importante ocorreu com o planejamento da primeira Vila Olímpica. Em 1924, em Paris, os franceses haviam abrigado os atletas em casinhas de madeira próximas ao estádio, mas ainda não havia o conceito do que realmente fosse uma Vila Olímpica. Greenberg (1987) explica que a mesma era composta por 550 pequenas casas e que abrigaram apenas os atletas masculinos, ficando as mulheres hospedadas no Chapman Park Hotel. Greenberg (1987) lembra que vigoraram rígidas regras impedindo as mulheres de ingressarem na Vila Olímpica. Giller (1984) informa que cada casinha possuía dois cômodos e que o Hotel que abrigou as mulheres era grande e luxuoso. Olan (1979) é mais específico ao explicar que cada uma das 550 unidades custou 165 dólares, era formada por dois quartos conectados a um banheiro e um armário (closet), e que depois dos jogos foram vendidas a companhias de construção civil e de automóveis pelo mesmo valor . Olan (1979) também afirma que na Vila havia biblioteca, salas de jantar, hospital, departamento de bombeiros e posto de correio. A inovação permitiu que se fornecesse alimentação e habitação aos atletas a um menor custo e possibilitou uma maior integração entre eles. Toomey e King (1988) concluem que a reunião de tantas pessoas de culturas diversas numa vila mundial foi única e que a concepção de Vila Olímpica provou-se popular e parte integral do Movimento Olímpico.
A aglutinação de povos de várias nacionalidades num evento mundial exige que se façam concessões em virtude dos costumes de cada cultura. Durante os Jogos de Los Angeles, justamente na época da Lei Seca, no interesse da boa vontade internacional, o governo norte-americano teve que suspender a proibição de bebidas alcoólicas para que os atletas estrangeiros, principalmente os franceses e os italianos, pudessem importar e beber vinho, produto indispensável na sua alimentação (WALLECHINSKY, 2004). Percebe-se como um país que abriga um evento internacional deve ser tolerante com os costumes de outros povos.
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles foram inaugurados no dia 30 de Julho e encerrados em 14 de Agosto. Contaram com a participação de um total de 1408 atletas, incluindo 127 mulheres, representando 37 países que competiram em 116 provas distribuídas em 16 modalidades esportivas (KAISER, 2000). A Cerimônia de Abertura deslumbrou o mundo com a atuação de 300 músicos e 150 cantores, servindo de modelo para o que são atualmente as festas de abertura dos Jogos Olímpicos (VARELA, 1988).
O nível das competições esportivas foi elevado, apesar da fraca participação estrangeira. Porém, os norte-americanos compareceram de forma ostensiva aos Jogos, que se converteram num grande sucesso de público. O Estádio Olímpico, o famoso Coliseu, tinha uma arquitetura que lembrava os modelos da Antiguidade. A capacidade para 105 mil espectadores foi um recorde na época (SHTEINBAKH, 1981). Já na Cerimônia de Abertura os norte-americanos demonstraram sua empolgação com o evento, como lembra Wallechinsky (2004, p.10): "...As platéias bateram recordes também, começando com as 100.000 pessoas que compareceram à Cerimônia de Abertura". Fauria (1968) afirma que as 100 mil pessoas presentes no estádio representaram a maior cifra conseguida até então numa manifestação esportiva. Logicamente, tamanho sucesso de público, que se propagou até o final dos Jogos, propiciou aos organizadores uma forte arrecadação de recursos, gerando um lucro de um milhão de dólares. Wallechinsky (2004) afirma que os Jogos de 1932 foram os primeiros a gerarem um lucro substancial. Podemos perceber então o empreendedor espírito dos norte-americanos no seio olímpico, antecipando a grande virada ocorrida a partir dos Jogos de 1984, curiosamente também sediados em Los Angeles, que abriu os portões olímpicos aos gigantescos patrocinadores e transformaram os Jogos Olímpicos num negócio altamente rentável, mudando drasticamente concepções reinantes, como, por exemplo, ocorreu com a aceitação do profissionalismo.
O fato dos Jogos terem sido realizados em Los Angeles, na Califórnia do Sul, onde se localizava Hollywood, grande centro da indústria cinematográfica, que era o meio de comunicação que mais causava impacto na época, ajudou ainda mais a propagar o Movimento Olímpico. Varela (1988, p.40) tem a mesma opinião: "...os Jogos de Los Angeles em 1932 prestaram o indispensável verniz de espetacularidade e de imagem popular de que tanto os Jogos como o Olimpismo necessitavam". Varela (1988) ainda lembra que outros meios de comunicação, como o rádio e os periódicos, estavam adquirindo gigantesca importância, assim como o turismo. Aliás, Toomey e King (1988) informam que Los Angeles estava passando por um forte período de imigração, principalmente causado pela crise econômica que se abateu no leste e meio-oeste do país, levando a população da Grande Los Angeles a atingir cerca de 1,250 milhão de pessoas até o começo dos Jogos. A busca de oportunidades e o ótimo clima foram fatores determinantes. As imagens da California do Sul e o estilo de vida de Hollywood haviam sido propagados para o resto da nação e para o mundo pela indústria do cinema. Carbonetto (1995) cita a natural presença de grandes personalidades do cinema como Gary Cooper, Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks, Harold lloyd, Claudette Colbert e Jannette McDonald
Os Jogos de Los Angeles transcorreram sem qualquer grave incidente e alcançaram grandioso sucesso. Giller (1984) aponta como principal causa a energia, a indústria e iniciativa do Comitê Organizador. Fauria (1968) acrescenta ainda a desportividade dos Estados Unidos, o entusiasmo dos organizadores e o próprio prestígio alcançado pelos Jogos Olímpicos, que obrigavam os países a se prepararem cada vez com maior antecedência para o evento, como fatores de superação da depressão mundial nos aspectos econômico e político. Fauria (1968) ainda destaca o clima de amizade e civilismo presentes nos Jogos ao citar o fato do locutor do estádio, no dia da cerimônia de abertura, ter pedido ao público que ficasse em seus lugares por mais dez minutos para que os atletas pudessem retornar à Vila Olímpica sem interferências de tráfego. Toomey e King (1988) observam que o período de realização dos Jogos coincidiu com notícias positivas de Wall Street (Bolsa de Nova Iorque), embora a recuperação econômica dos EUA ainda fosse lenta. Varela (1988, p.40) vai mais adiante e profetiza o fortalecimento norte-americano: "...a reação econômica do país era um balão de oxigênio que o prepararia industrial, financeira e popularmente para o papel decisivo que interpretaria na Segunda Guerra Mundial nos anos quarenta".
Os Jogos Olímpicos de 1932 ofereceram excelentes inovações que foram acrescentadas às edições olímpicas posteriores e serviram para evidenciar os Estados Unidos como grande potência mundial. Marcaram um período de paz no mundo, apesar da grave crise econômica que ainda se abatia sobre as nações. Antecederam o conturbado período que estava por vir e que teve seu ponto culminante na sangrenta Segunda Guerra Mundial.

1932 - ATLETISMO - Masculino

Masculino

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 26---11---10---5---16
2. FIN 11---3---4---4---7
3. RUN 7---2---4---1---7
4. CAN 6---1---1---4---5
5. JAP 4---1---1---2---3
6. ITA 3---1---0---2---3
7. ALE 3---0---1---2---3
8. IRL 2---2---0---0---2
9. ARG 1---1---0---0---1
9. POL 1---1---0---0---1
11. LET 1---0---1---0---1
11. SUE 1---0---1---0---1
13. FIL 1---0---0---1---1
13. FRA 1---0---0---1---1
13. TCH 1---0---0---1---1

Total 69---23---23---23---23


100m

1.EUA - 10.3 - Thomas "Eddie" Tolan
2.EUA - 10.3 - Ralph Metcalfe
3.ALE - 10.4 - Arthur Jonath

200m

1.EUA - 21.2 - Thomas "Eddie" Tolan
2.EUA - 21.4 - George Simpson
3.EUA - 21.5 - Ralph Metcalfe

400m

1.EUA - 46.2 - William Carr
2.EUA - 46.4 - Benjamin Eastman
3.CAN - 47.4 - Alexander Wilson

800m

1.RUN - 1:49.7 - Thomas Hampson
2.CAN - 1:49.9 - Alexander Wilson
3.CAN - 1:51.5 - Philip Edwards

1500m

1.ITA - 3:51.2 - Luigi Beccali
2.RUN - 3:52.6 - John Cornes
3.CAN - 3:52.8 - Philip Edwards

5000m

1.FIN - 14:30.0 - Lauri Lehtinen
2.EUA - 14:30.0 - Ralph Hill
3.FIN - 14:44.0 - Lauri Virtanen

10000m

1.POL - 30:11.4 - Janusz Kusocinski
2.FIN - 30:12.6 - Volmari Iso-Hollo
3.FIN - 30:35.0 - Lauri Virtanen

Maratona

1.ARG - 2:31:36 - Juan Carlos Zabala
2.RUN - 2:31:55 - Samuel Ferris
3.FIN - 2:32:12 - Armas Toivonen

110m com barreiras

1.EUA - 14.6 - George Saling
2.EUA - 14.7 - Percy Beard
3.RUN - 14.8 - Donald Finlay

400m com barreiras

1.IRL - 51.7 - Robert Tisdall
2.EUA - 51.9 - Glenn Hardin
3.EUA - 52.0 - F. Morgan Taylor

3460m steeplechase

1.FIN - 10:33.4 - Volmari Iso-Hollo
2.RUN - 10:46.0 - Thomas Evenson
3.EUA - 10:46.2 - Joseph McCluskey

4x100m

1.EUA - 40.0 - Robert Kiesel, Emmett Toppino, Hector Dyer, Frank Wykoff
2.ALE - 40.9 - Helmuth Körnig, Friedrich Hendrix, Erich Borchmeyer, Arthur Jonath
3.ITA - 41.2 - Giuseppe Castelli, Ruggero Maregatti, Gabriele Salviati, Edgardo Toetti

4x400m

1.EUA - 3:08.2 - Ivan Fuqua, Edgar Ablowich, Karl Warner, William Carr
2.RUN - 3:11.2 - Crew Stoneley, Thomas Hampson, David Burghley, Godfrey Rampling
3.CAN - 3:12.8 - Raymond Lewis, James Ball, Philip Edwards, Alexander Wilson

Marcha 50 km

1.RUN - 4:50:10 - Thomas Green
2.LET - 4:57:20 - Jánis Dalins
3.ITA - 4:59:06 - Ugo Frigerio

Salto em altura

1.CAN - 1.97 - Duncan McNaughton
2.EUA - 1.97 - Robert Van Osdel
3.FIL - 1.97 - Simeon Toribio

Salto com vara

1.EUA - 4.31 - William Miller
2.JAP - 4.30 - Shuhei Nishida
3.EUA - 4.20 - George Jefferson

Salto em distância

1.EUA - 7.64 - Edward Gordon
2.EUA - 7.60 - Charles Lambert Redd
3.JAP - 7.45 - Chuhei Nambu

Salto triplo

1.JAP - 15.72 - Chuhei Nambu
2.SUE - 15.32 - Eric Svensson
3.JAP - 15.12 - Kenkichi Oshima

Arremesso de peso

1.EUA - 16.00 - Leo Sexton
2.EUA - 15.67 - Harlow Rothert
3.TCH - 15.61 - Frantisek Douda

Lançamento de disco

1.EUA - 49.49 - John Anderson
2.EUA - 48.47 - Henri Jean Laborde
3.FRA - 47.85 - Paul Winter

Lançamento de martelo

1.IRL - 53.92 - Patrick O'Callaghan
2.FIN - 52.27 - Frans "Ville" Pörhölä
3.EUA - 50.33 - Peter Zaremba

Lançamento de dardo

1.FIN - 72.71 - Matti Järvinen
2.FIN - 69.80 - Matti Sippala
3.FIN - 68.70 - Eino Penttilä

Decatlo

1.EUA - 8462 (6735) - James Bausch
2.FIN - 8292 (6879) - Akilles Järvinen
3.ALE - 8031 (6661) - Wolrad Eberle

1932 - ATLETISMO - Feminino

Feminino

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 9---5---3---1---6
2. CAN 3---0---2---1---3
3. POL 2---1---0---1---2
4. ALE 2---0---1---1---1
5. AFS 1---0---0---1---1
5. RUN 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


100m

1.POL - 11.9 - Stanislawa Walasiewicz
2.CAN - 11.9 - Hilda Strike
3.EUA - 12.0 - Wilhelmina Von Bremen

80m com barreiras

1.EUA - 11.7 - Mildred Didriksen
2.EUA - 11.7 - Evelyne Hall
3.AFS - 11.8 - Marjorie Clark

4x100m

1.EUA - 46.9 - Mary Carew, Evelyn Furtsch, Annette Rogers, Wilhelmina Von Bremen
2.CAN - 47.0 - Mildred Frizzel, Lilian Palmer, Mary Frizzel, Hilda Strike
3.RUN - 47.6 - Eileen Hiscock, Gwendolina Porter, Violet Webb, Nellie Halstead

Salto em altura

1.EUA - 1.657 - Jean Shiley
2.EUA - 1.657 - Mildred Didriksen
3.CAN - 1.60 - Eva Dawes

Lançamento de disco

1.EUA - 40.58 - Lillian Copeland
2.EUA - 40.12 - Ruth Osburn
3.POL - 38.74 - Jadwiga Wajsowna

Lançamento de dardo

1.EUA - 43.68 - Mildred Didriksen
2.ALE - 43.49 - Ellen Braumüller
3.ALE - 43.00 - Ottilie "Tilly" Fleischer

terça-feira, 29 de abril de 2008

1932 - BOXE - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 5---2---0---3---5
2. ARG 3---2---1---0---3
3. AFS 3---2---0---1---3
4. ALE 3---0---3---0---3
5. ITA 2---0---2---0---2
6. SUE 2---0---1---1---2
7. CAN 1---1---0---0---1
7. HUN 1---1---0---0---1
9. MEX 1---0---1---0---1
10. DIN 1---0---0---1---1
10. FIL 1---0---0---1---1
10. FIN 1---0---0---1---1

Total 24---8---8---8---8


Mosca - KG - 50.80

1.HUN - István Énekes
2.MEX - Francisco Cabañas
3.EUA - Louis Salica

Galo - KG - 53.52

1.CAN - Horace Gwynne
2.ALE - Hans Ziglarski
3.FIL - José Villanueva

Pena - KG - 57.15

1.ARG - Carmelo Robledo
2.ALE - Josef Schleinkofer
3.SUE - Carl Carlsson

Leve - KG - 61.24

1.AFS - Lawrence Stevens
2.SUE - Thure Ahlqvist
3.EUA - Nathan Bor

Meio-médio - KG - 66.68

1.EUA - Edward Flynn
2.ALE - Erich Campe
3.FIN - Bruno Ahlberg

Médio - KG - 72.57

1.EUA - Carmen Barth
2.ARG - Amado Azar
3.AFS - Ernest Pierce

Meio-pesado - KG - 79.38

1.AFS - David Carstens
2.ITA - Gino Rossi
3.DIN - Peter Jörgensen

Pesado - KG - +79.38

1.ARG - Santiago Lovell
2.ITA - Luigi Rovati
3.EUA - Frederick Feary

1932 - CICLISMO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas



Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ITA 5---3---1---1---4
2. FRA 4---1---2---1---4
3. HOL 2---1---1---0---2
4. DIN 2---0---1---1---2
4. RUN 2---0---1---1---2
6. SUE 2---0---0---2---2
7. AUS 1---1---0---0---1

Total 18---6---6---6---6


Velocidade - 2000m

1.HOL - -/12.6/12.6 - Jacobus van Egmond
2.FRA - 12.5/-/- - Louis Chaillot
3.ITA - Bruno Pellizzari

Km contra o relógio

1.AUS - 1:13.0 - Edgar "Dunc" Gray
2.HOL - 1:13.3 - Jacobus van Egmond
3.FRA - 1:13.4 - Charles Rampelberg

4000m, Perseguição, Equipes

1.ITA - 4:53.0 - Marco Cimatti, Paolo Pedretti, Alberto Ghilardi, Nino Bosari
2.FRA - 4:55.7 - Amédée Fournier, René Legrèves, Henri Mouillefarine, Paul Chocque
3.RUN - 4:56.0 - Ernest Johnson, William Harvell, Frank Southall, Charles Holland

100 km, estrada, individual

1.ITA - 2:28:05.6 - Attilio Pavesi
2.ITA - 2:29:21.4 - Guglielmo Segato
3.SUE - 2:29:45.2 - Bernhard Britz

Velocidade tandém - 2000m

1.FRA - 12.3/12.0 - Maurice Perrin, Louis Chaillot
2.RUN - Ernest Chambers, Stanley Chambers
3.DIN - Willy Gervin, Harald Christensen

100 km, Estrada, Equipes

1.ITA - 7:27:15.2 - Attilio Pavesi, Guglielmo Segato , Giuseppe Olmo
2.DIN - 7:38:50.2 - Frode Sörensen, Leo Nielsen, Henry Hansen
3.SUE - 7:39:12.6 - Bernhard Britz, Sven Höglund, A. Arne Berg

1932 - ESGRIMA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ITA 8---2---4---2---6
2. FRA 3---2---1---0---3
3. HUN 3---2---0---1---2
4. EUA 3---0---1---2---3
5. POL 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


Florete, individual

1.ITA - Gustavo Marzi
2.EUA - Joseph Levis
3.ITA - Giulio Gaudini

Florete, equipes

1.FRA - Philippe Cattiau, Edward Gardère, René Lemoine, René Bondoux, Jean Piot, René Bougnol
2.ITA - Giulio Gaudini, Gustavo Marzi, Ugo Pignotti, Giorgio Pessina, Gioacchino Guaranga, Rodolfo Terlizzi
3.EUA - George Calnan, Joseph Levis, Hugh Allesandroni, Dernell Every, Richard Steere, Frank Righeimer

Espada, individual

1.ITA - Giancarlo Cornaggia Medici
2.FRA - Georges Buchard
3.ITA - Carlo Agostoni

Espada, equipes

1.FRA - Philippe Cattiau, Georges Buchard, Bernard Schmetz, Jean Piot, Fernand Jourdant, Georges Tainturier
2.ITA - Carlo Agostoni, Giancarlo Cornaggia-Medici, Renzo Minoli, Franco Riccardi, Saverio Ragno
3.EUA - George Calnan, Gustave Heiss, Frank Righeimer, Tracy Jaeckel, Curtis Shears, Miguel de Capriles

Sabre, individual

1.HUN - György Piller (Jekelfalussy)
2.ITA - Giulio Gaudini
3.HUN - Endre Kabos

Sabre, equipes

1.HUN - György Piller, Endre Kabos, Attila Petschauer, Ernö Nagy, Gyula Glykais, Aladár Gerevich
2.ITA - Renato Anselmi, Arturo De Vecchi, Emilio Salafia, Ugo Pignotti, Gustavo Marzi, Giulio Gaudini
3.POL - Adam Papée, Tadeusz Friedrich, Wladyslaw Segda, Leszek Lubicz-Nyzz, Wladyslaw Dobrowolski, Marian Suski

1932 - ESGRIMA - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. AUT 1---1---0---0---1
2. RUN 1---0---1---0---1
3. HUN 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Florete, individual

1.AUT - Ellen Preis
2.RUN - Heather "Judy" Guinness
3.HUN - Erna Bogáthy Bogen

1932 - GINÁSTICA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 16---5---6---5---8
2. ITA 7---4---1---2---7
3. FIN 5---0---1---4---4
4. HUN 4---2---2---0---4
5. SUI 1---0---1---0---1

Total 33---11---11---11---11


Geral, individual

1.ITA - 140.625 - Romeo Neri
2.HUN - 134.925 - István Pelle
3.FIN - 134.575 - Heikki Savolainen

Barra fixa

1.EUA - 18.33 - Dallas Bixler
2.FIN - 18.07 - Heikki Savolainen
3.FIN - 18.07 - Einari Teräsvirta

Barras paralelas

1.ITA - 18.97 - Romeo Neri
2.HUN - 18.60 - István Pelle
3.FIN - 18.27 - Heikki Savolainen

Salto sobre o cavalo

1.ITA - 18.03 - Savino Guglielmetti
2.EUA - 17.77 - Alfred Jochim
3.EUA - 17.53 - Edward Carmichael

Cavalo com alças

1.HUN - 19.07 - István Pelle
2.ITA - 18.87 - Omero Bonoli
3.EUA - 18.57 - Frank Haubold

Argolas

1.EUA - 18.97 - George Gulack
2.EUA - 18.60 - William Denton
3.ITA - 18.50 - Giovanni Lattuada

Exercícios de solo

1.HUN - 9.60 - István Pelle
2.SUI - 9.47 - Georges Miez
3.ITA - 9.23 - Mario Lertora

Geral, equipes

1.ITA - 541.850 - Romeo Neri, Mario Lertora, Savino Guglielmetti, Oreste Capuzzo
2.EUA - 522.275 - Frank Haubold, Frederick Meyer, Alfred Jochim, Frank Cumiskey
3.FIN - 509.995 - Heikki Savolainen, Mauri Nyberg-Noroma, Veikko Pakarinen, Einari Teräsvirta

Subida em corda

1.EUA - 6.7 - Raymond Bass
2.EUA - 6.8 - William Galbraith
3.EUA - 7.0 - Thomas Connelly

Maças

1.EUA - 8.97 - George Roth
2.EUA - 8.90 - Philip Erenberg
3.EUA - 8.63 - William Kuhlmeier

Acrobacia (Tumbling)

1.EUA - 18.90 - Rowland Wolfe
2.EUA - 18.67 - Edward Gross
3.EUA - 18.37 - William Hermann

1932 - HIPISMO - Aberto

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 5---1---2---2---5
2. FRA 3---2---1---0---2
3. SUE 3---0---1---2---3
4. HOL 2---1---1---0---2
5. JAP 1---1---0---0---1

Total 14---5---5---4---6


Concurso, individual

1.HOL - 1813.833 - Charles Pahud de Mortanges
2.EUA - 1811.000 - Earl Thomson
3.SUE - 1809.416 - Clarence von Rosen

Concurso, equipes

1.EUA - 5038.083 - Earl Thomson, Harry Chamberlin, Edwin Argo
2.HOL - 4689.083 - Charles Pahud de Mortanges, Karel Johan Schummelketel, Aernout van Lennep

Saltos, individual

1.JAP - 8 f - Takeichi Nishi
2.EUA - 12 f - Harry Chamberlin
3.SUE - 16 f - Clarence von Rosen, Jr.

Saltos, equipes

-
-
-

Adestramento, individual

1.FRA - 343.75/6 - Xavier Lesage
2.FRA - 305.42/14 - Charles Marion
3.EUA - 300.50/14 - Hiram Tuttle

Adestramento, equipes

1.FRA - 2818.75 - Xavier Lesage, Charles Marion, André Jousseaume
2.SUE - 2678.00 - Bertil Sandström, Thomas Byström, Gustaf-Adolf Boltenstern Jr.
3.EUA - 2576.75 - Hiram Tuttle, Isaac Kitts, Alvin Moore

1932 - HÓQUEI SOBRE A GRAMA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. IND 1---1---0---0---1
2. JAP 1---0---1---0---1
3. EUA 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Equipes

1.IND - Richard Allen, Arthur Hind, Carlyle Tapsell, Leslie Hammond, Masud Minhas, Broome Eric Pinniger, Lal Shah Bokhari, Richard Carr, Gurmit Singh Kullar, Dhyan Chand, Roop Singh, Sayed Mohammed Jaffar, Muhammed Aslam, Frank Brewin, William Sullivan
2.JAP - Shumkichi Hamada, Akio Sohda, Sadayoshi Kobayashi, Katsumi Shibata, Yoshio Sakai, Eiichi Nakamura, Haruhiko Kon, Hiroshi Nagata, Kenichi Konishi, Toshio Usami, Junzo Inohara
3.EUA - Harold Brewster, Samuel Ewing, Leonard O'Brien, Henry Greer, James Gentle, Horace Disston, Lawrence Knapp, Charles Shaeffer, Amos Deacon, William Boddington, David McMullin, Frederick Wolters, Roy Coffin

1932 - LEVANTAMENTO DE PESO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. FRA 3---3---0---0---3
2. ALE 3---1---1---1---3
3. TCH 2---1---1---0---1
4. AUT 2---0---1---1---2
4. ITA 2---0---1---1---2
6. EUA 2---0---0---2---2
7. DIN 1---0---1---0---1

Total 15---5---5---5---5


Pena - KG - 60

1.FRA - 287.5 - Raymond Suvigny
2.ALE - 282.5 - Hans Wölpert
3.EUA - 280.0 - Anthony Terlazzo

Leve - KG - 67.5

1.FRA - 325.0 - René Duverger
2.AUT - 307.5 - Hans Haas
3.ITA - 302.5 - Gastone Pierini

Médio - KG - 75

1.ALE - 345.0 - Rudolf Ismayr
2.ITA - 340.0 - Carlo Galimberti
3.AUT - 337.5 - Karl Hipfinger

Pesado ligeiro - KG - 82.5

1.FRA - 365.0 - Louis Hostin
2.DIN - 360.0 - Svend Olsen
3.EUA - 330.0 - Henry Duey

Pesado - KG - +82.5

1.TCH - 380.0 - Jaroslav Skobla
2.TCH - 377.5 - Václav Psenicka
3.ALE - 377.5 - Josef Strassberger

1932 - LUTA GRECO-ROMANA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. SUE 5---4---0---1---5
2. ALE 4---1---2---1---4
2. FIN 4---1---2---1---4
4. ITA 4---1---1---2---4
5. DIN 1---0---1---0---1
5. TCH 1---0---1---0---1
7. AUT 1---0---0---1---1
7. FRA 1---0---0---1---1

Total 21---7---7---7---7


Galo - KG - 56

1.ALE - Jakob Brendel
2.ITA - Marcello Nizzola
3.FRA - Louis François

Pena - KG - 61

1.ITA - Giovanni Gozzi
2.ALE - Wolfgang Ehrl
3.FIN - Lauri Koskela

Leve - KG - 66

1.SUE - Erik Malmberg
2.DIN - Abraham Kurland
3.ALE - Eduard Sperling

Meio-médio - KG - 72

1.SUE - Ivar Johansson
2.FIN - Väinö Kajander-Kajukorpi
3.ITA - Ercole Gallegati

Médio - KG - 79

1.FIN - Väinö Kokkinen
2.ALE - Jean Földeak
3.SUE - Axel Cadier

Meio-pesado - KG - 87

1.SUE - Rudolf Svensson
2.FIN - Onni Pellinen
3.ITA - Mario Gruppioni

Pesado - KG - +87

1.SUE - Carl Westergren
2.TCH - Josef Urban
3.AUT - Nikolaus Hirschi

1932 - LUTA LIVRE - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 5---3---2---0---5
2. SUE 5---2---1---2---5
3. FIN 4---1---1---2---4
4. HUN 3---0---2---1---3
5. FRA 1---1---0---0---1
6. CAN 1---0---1---0---1
7. AUS 1---0---0---1---1
7. AUT 1---0---0---1---1

Total 21---7---7---7---7


Galo - KG - 56

1.EUA - Robert Pearce
2.HUN - Ödön Zombori
3.FIN - Aatos Jaskari

Pena - KG - 61

1.FIN - Hermanni Pihlajamäki
2.EUA - Edgar Nemir
3.SUE - Einar Karlsson

Leve - KG - 66

1.FRA - Charles Pacôme
2.HUN - Károly Kárpáti
3.SUE - Gustaf Klarén

Meio-médio - KG - 72

1.EUA - Jack Van Bebber
2.CAN - Daniel MacDonald
3.FIN - Eino Leino

Médio - KG - 79

1.SUE - Ivar Johansson
2.FIN - Kyösti Luukko
3.HUN - Jözsef Tunyogi

Meio-pesado - KG - 87

1.EUA - Peter Mehringer
2.SUE - Thure Sjöstedt
3.AUS - Eddie Scarf

Pesado - KG - +87

1.SUE - Johan Richthoff
2.EUA - John Riley
3.AUT - Nikolaus Hirschl

1932 - NATAÇÃO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. JAP 11---5---4---2---6
2. EUA 4---1---1---2---4
3. FRA 1---0---1---0---1
4. FIL 1---0---0---1---1
4. HUN 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


100m, livre

1.JAP - 58.2 - Yasuji Miyazaki
2.JAP - 58.6 - Tatsugo Kawaishi
3.EUA - 58.8 - Albert Schwartz

400m, livre

1.EUA - 4:48.4 - Clarence "Buster" Crabbe
2.FRA - 4:48.5 - Jean Taris
3.JAP - 4:52.3 - Tsutomu Oyokota

1500m, livre

1.JAP - 19:12.4 - Kusuo Kitamura
2.JAP - 19:14.1 - Shozo Makino
3.EUA - 19:39.5 - James Cristy

100m, costas

1.JAP - 1:08.6 - Masaji Kiyokawa
2.JAP - 1:09.8 - Toshio Irie
3.JAP - 1:10.0 - Kentaro Kawatsu

200m, peito

1.JAP - 2:45.4 - Yoshiyuki Tsuruta
2.JAP - 2:46.6 - Reizo Koike
3.FIL - 2:47.1 - Teofilo Yldefonzo

4x200m, livre

1.JAP - 8:58.4 - Yasuji Miyazaki, Masonori Yusa, Takashi Yokoyama, Hisakichi Toyoda
2.EUA - 9:10.5 - Frank Booth, George Fissler, Marola Kalili, Manuella Kalili
3.HUN - 9:31.4 - András Wanié, László Szabados, András Székely, István Bárány

1932 - NATAÇÃO - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 6---4---1---1---4
2. AUS 2---1---1---0---2
3. HOL 2---0---2---0---2
4. RUN 2---0---0---2---2
5. JAP 1---0---1---0---1
6. AFS 1---0---0---1---1
6. DIN 1---0---0---1---1

Total 15---5---5---5---5


100m, livre

1.EUA - 1:06.8 - Helene Madison
2.HOL - 1:07.8 - Willemijntje den Ouden
3.EUA - 1:09.3 - Eleanor Saville (Garatti)

400m, livre

1.EUA - 5:28.5 - Helene Madison
2.EUA - 5:28.6 - Lenore Kight
3.AFS - 5:47.3 - Jennie Maakal

100m, costas

1.EUA - 1:19.4 - Eleanor Holm
2.AUS - 1:21.3 - Philomena "Bonny" Mealing
3.RUN - 1:22.5 - Elizabeth Valerie Davies

200m, peito

1.AUS - 3:06.3 - Clare Dennis
2.JAP - 3:06.4 - Hideko Maehata
3.DIN - 3:07.1 - Else Jacobsen

4x100m, livre

1.EUA - 4:38.0 - Josephine McKim, Helen Johns, Eleanor Saville (Garatti), Helene Madison
2.HOL - 4:47.5 - Maria Vierdag, Maria Oversloot, Cornelia Laddé, Willemijntje den Ouden
3.RUN - 4:52.4 - Elizabeth Valerie Davies, Helen Varcoe, Margaret Joyce Cooper, Edna Hughes

1932 - PENTATLO MODERNO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. SUE 2---1---1---0---1
2. EUA 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Individual

1.SUE - 32 - Johan Oxenstierna
2.SUE - 35.5 - Bo Lindman
3.EUA - 38.5 - Richard Mayo

1932 - PÓLO AQUÁTICO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. HUN 1---1---0---0---1
2. ALE 1---0---1---0---1
3. EUA 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Equipes

1.HUN - György Bródy, Sándor Ivády, Márton Homonnai, Olivér Halassy, József Vertesy, Janös Németh, Ferenc Keserü, Alajos Keserü, István Barta, Miklós Sárkány
2.ALE - Erich Rademacher, Fritz Gunst, Otto Cordes, Emil Benecke, Joachim Rademacher, Heiko Schwartz, Hans Schulze, Hans Eckstein
3.EUA - Herbert Wildman, F. Calvert Strong, Charles Finn, C. Harold McAllister, Philip Daubenspeck, Austin Clapp, Wallace O'Connor

1932 - REMO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 4---3---1---0---4
2. ALE 3---1---2---0---3
3. ITA 3---0---2---1---3
4. POL 3---0---1---2---3
5. RUN 2---2---0---0---2
6. CAN 2---0---0---2---2
7. AUS 1---1---0---0---1
8. NZE 1---0---1---0---1
9. FRA 1---0---0---1---1
9. URU 1---0---0---1---1

Total 21---7---7---7---7


Skiff simples

1.AUS - 7:44.4 - Henry Pearce
2.EUA - 7:45.2 - William Miller
3.URU - 8:13.6 - Guillermo Douglas

Skiff duplo

1.EUA - 7:17.4 - Kenneth Myers, William Garrett Gilmore
2.ALE - 7:22.8 - Herbert Buhtz, Gerhard Boetzelen
3.CAN - 7:27.6 - Charles Pratt, Noël de Mille

Dois sem

1.RUN - 8:00.0 - Hugh Edwards, Lewis Clive
2.NZE - 8:02.4 - Cyril Stiles, Frederick Thompson
3.POL - 8:08.2 - Henryk Budzinski, Janusz Mikolajczak

Quatro sem

1.RUN - 6:58.2 - John "Felix" Badcock, Hugh Edwards, Jack Beresford, Rowland George
2.ALE - 7:03.0 - Karl Aletter, Ernst Gaber, Walter Flinsch, Hans Maier
3.ITA - 7:04.0 - Antonio Ghiardello, Francesco Cossu, Giliante D'Este, Antonio Provenzani

Oito com

1.EUA - 6:37.6 - Edwin Salisbury, James Blair, Duncan Gregg, David Dunlap, Burton Jastram, Charles Chandler, Harold Tower, Winslow Hall, Norris Graham
2.ITA - 6:37.8 - Vittorio Cioni, Mario Balleri, Renato Bracci, Dino Barsotti, Roberto Vestrini, Guglielmo Del Bimbo, Enrico Garzelli, Renato Barbieri, Cesare Milani
3.CAN - 6:40.4 - Earl Eastwood, Joseph Harris, Stanley Stanyar, Harry Fry, Cedric Liddell, William Thoburn, Donald Boal, Albert Taylor, George MacDonald

Dois com

1.EUA - 8:25.8 - Joseph Schauers, Charles Kieffer, Edward Jennings
2.POL - 8:31.2 - Jerzy Braun, Janusz Slazak, Jerzy Skolimowski
3.FRA - 8:41.2 - Anselme Brusa, André Giriat, Pierre Brunet

Quatro com

1.ALE - 7:19.0 - Hans Eller, Horst Hoeck, Walter Meyer, Joachim Spremberg, Karl-Heinz Neumann
2.ITA - 7:19.2 - Bruno Vattovaz, Giovanni Plazzer, Riccardo Divora, Bruno Parovel, Giovanni Scherl
3.POL - 7:26.8 - Jerzy Braun, Janusz Slazak, Stanislaw Urban, Edward Kobylinski, Jerzy Skolimowski

segunda-feira, 28 de abril de 2008

1932 - SALTOS ORNAMENTAIS - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 6---2---2---2---2

Total 6---2---2---2---2


Trampolim

1.EUA - 161.38 - Michael Galitzen(Mickey Riley)
2.EUA - 158.54 - Harold Smith
3.EUA - 151.82 - Richard Degener

Plataforma

1.EUA - 124.80 - Harold Smith
2.EUA - 124.28 - Michael Galitzen(Mickey Riley)
3.EUA - 121.98 - Frank Kurtz

1932 - SALTOS ORNAMENTAIS - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 6---2---2---2---2

Total 6---2---2---2---2


Trampolim

1.EUA - 87.52 - Georgia Coleman
2.EUA - 82.56 - Katherine Rawls
3.EUA - 82.12 - Jane Fauntz

Plataforma

1.EUA - 40.26 - Dorothy Poynton
2.EUA - 35.56 - Georgia Coleman
3.EUA - 35.22 - Marion Roper

1932 - TIRO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ITA 2---1---0---1---1
2. SUE 1---1---0---0---1
3. ALE 1---0---1---0---1
3. MEX 1---0---1---0---1
5. HUN 1---0---0---1---1

Total 6---2---2---2---2


Pistola de tiro rápido

1.ITA - 36 - Renzo Morigi
2.ALE - 36 - Heinz Hax
3.ITA - 36 - Domenico Matteucci

Carabina de pequeno calibre, deitado, 50m

1.SUE - 294/296 - Bertil Rönnmark
2.MEX - 294/290 - Gustavo Huet
3.HUN - 293 - Zoltán Hradetzky-Soós

1932 - VELA

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 3---2---1---0---3
2. SUE 2---1---0---1---2
3. CAN 2---0---1---1---2
4. FRA 1---1---0---0---1
5. HOL 1---0---1---0---1
5. RUN 1---0---1---0---1
7. ESP 1---0---0---1---1

Total 11---4---4---3---4


Classe Finn

1.FRA - 87 - Jacques Lebrun
2.HOL - 85 - Adriaan Maas
3.ESP - 76 - Santiago Amat Cansino

Classe Star

1.EUA - 46 - Gilbert Gray, Andrew Libano
2.RUN - 35 - G. Colin Ratsey, Peter Jaffe
3.SUE - 28 - Gunnar Asther, Daniel Sundén-Cullberg

Classe 6m

1.SUE - 18 - Tore Holm, Martin Hindorff, Olle Aakerlund, Aake Bergqvist
2.EUA - 12 - Frederick Conant, Robert Carlson, Temple Ashbrook, Charles Smith, Donald Douglas, Emmett Davis
3.CAN - 4 - Philip Rogers, Gerald Wilson, Gardner Boultbee, Kenneth Glass

Classe 8m

1.EUA - 8 - Owen Churchill, John Biby, William Cooper, Carl Dorsey, Robert Sutton, Alan Morgan, Pierpont Davis, Alphonse Burnand, Thomas Webster, John Huettner, Richard Moore, Kenneth Carey
2.CAN - 4 - Ronald Maitland, Ernest Cribb, Harry Jones, Peter Gordon, Hubert Wallace, George Gyles

domingo, 27 de abril de 2008

1928 - AMSTERDÃ, HOLANDA

Os Jogos Olímpicos de 1928, os nonos da Olimpíada, foram sediados em Amsterdã, Holanda. Foram marcados pela perseverança holandesa em abrigar o evento; pelo retorno da Alemanha após um intervalo de 16 anos; pelo grande apoio popular em contraposição à Igreja e à Realeza; pelos incidentes no desfile de Abertura; pela questão do profissionalismo; pelas inovações, incluindo dessa vez a chama olímpica e o revezamento da tocha olímpica; pela participação feminina no Atletismo após anos de luta; pelo crescente internacionalismo qualitativo do Movimento Olímpico; pelo sucesso dos Jogos num período de paz mundial.
A Holanda perseguiu de forma incansável o direito de abrigar os Jogos Olímpicos. Havia perdido para Berlim em 1916 e acabou sendo preterida em 1920, quando a escolha recaiu sobre a belga Antuérpia, e em 1924, ocasião em que teve que se curvar diante do pedido de Coubertin favorável a Paris. A longa espera foi recompensada, pois os holandeses conseguiram organizar um evento memorável. Varela (1988) acredita que a Holanda era o lugar ideal para a manifestação do esporte e do Olimpismo, pois predominava no país uma grande paz, e ainda acrescenta que o mesmo não havia participado da Guerra.
Apesar de ter conseguido o direito de organizar os Jogos, os holandeses passaram a enfrentar dificuldades financeiras, pois não contavam com o apoio da Realeza e da Igreja. Assim, descreve Fauria (1968, p.175) a respeito das dificuldades:

(...) Estas vieram principalmente da família real, e concretamente da rainha Guilhermina e da Igreja do país, que consideravam aquelas manifestações esportivas como uma exaltação dos vencedores da última guerra, bem como uma herança do paganismo. Como conseqüência disso, a principal dificuldade foi econômica, pois a rainha reteve as subvenções ao Comitê Organizador até a última hora.
Os organizadores, então, procuraram solucionar o problema financeiro com a criação de uma loteria, que acabou fracassando. Outras formas de arrecadação foram tentadas, mas resultaram infrutíferas. Entretanto, ainda conforme Fauria (1968), a situação foi resolvida com uma coleta popular que teve um forte apoio dos patriotas das Índias Holandesas, que contribuíram com fortes somas em dinheiro. A Prefeitura também contribuiu e, por fim, também o Estado, entretanto com a rainha Guilhermina se opondo a presidir a cerimônia de Abertura dos Jogos. Mais uma vez se percebe a popularidade atingida pelos Jogos Olímpicos, principalmente quando se verifica que a população ajudou a financiar o evento espontaneamente.
A Alemanha, após uma ausência de 16 anos, finalmente retornou aos Jogos Olímpicos. Não fora convidada para os Jogos de 1920, por ter sido considerada nação agressora na Primeira Guerra Mundial, e preferiu boicotar os de 1924 por causa dos ressentimentos de guerra em relação aos franceses. Aliás, Fauria (1968, p.176) lembra a boa relação dos holandeses com os alemães: "...Os holandeses, que não haviam tomado parte na Guerra Mundial, sentiam certa simpatia pelos alemães, e bastante menos pelos representantes das nações vencedoras". Essa preferência acabou provocando um grande incidente antes do desfile de Abertura dos Jogos. O porteiro do estádio olímpico permitiu a entrada dos alemães para inspecionarem as instalações, mas impediu acesso aos franceses e norte-americanos. Um incidente diplomático surgiu quando o chefe da delegação francesa, Paul Méricamp, tentando abrir caminho, acabou agredido pelo porteiro. Os organizadores fizeram um pedido formal de desculpas, aceito pelos franceses. Entretanto, no dia seguinte, quando se dirigiam ao estádio para a cerimônia de abertura, desistiram de participar quando se depararam novamente com o porteiro. Shteinbakh (1981) afirma que na verdade o guarda novamente barrou os franceses que, contrariados pela nova provocação, acabaram desistindo de participar do desfile de abertura. Foi necessária a intervenção do Ministro de Negócios Estrangeiros para amenizar a situação. A ocorrência realmente foi grave e temeu-se o boicote francês depois dos incidentes. Arnold (1983, p.50) assim descreve: "Os franceses boicotaram a cerimônia de abertura e quase os Jogos por causa das atitudes de um porteiro anti-francês e pró-germânico que os organizadores holandeses demoraram em remover".
Os norte-americanos também foram barrados pelo porteiro holandês, entretanto, optaram por um caminho diferente daquele tomado pelos franceses. Como lembra Fauria (1968), o famoso general Douglas McArthur, que chefiava a delegação dos EUA, derrubou uma das portas de entrada do estádio utilizando um dos autocarros que transportava a delegação norte-americana. Depois, disse ao porteiro que lhe enviasse a conta pelos danos causados. Esse incidente e o ocorrido com os franceses ilustram bem o clima de ressentimento que havia entre os países, já que questões irrelevantes acabaram assumindo proporções diplomáticas. Arnold (1983) enfatiza a presença da Alemanha, da Áustria, da Hungria e da Bulgária, perdedores da Guerra Mundial, mas também aponta a ausência da União Soviética, que anunciou seus próprios Jogos.
Em Amsterdã as costumeiras inovações na cultura dos Jogos Olímpicos estiveram presentes. A principal delas foi o acendimento da tocha olímpica e seu transporte em revezamento para o local dos Jogos. Varela (1988, p.37) expõe o pioneirismo: "Pela primeira vez, a chama olímpica, acendida nas ruínas de Olímpia, no Peloponeso, chegou à cerimônia inaugural mediante revezamentos que cruzaram Grécia, Iugoslávia, Áustria, Alemanha e Holanda". Varela (1988) afirma que assim nasceu um dos mais belos simbolismos da juventude moderna. Greenberg (1987) cita outras inovações, como a adoção da medida de 400m para a pista de Atletismo, a construção de um grande placar de resultados, a revoada de pombos na cerimônia de abertura para simbolizar a paz e a manutenção do fogo olímpico queimando durante a realização dos Jogos. Keith (1988, p.21) expõe as mesmas idéias, mas de forma mais resumida: "...Novidades foram uma padronizada pista de 400 metros, um largo placar de resultados, uma chama olímpica durante os Jogos e pombos para a paz na Abertura". Entretanto, ao contrário de 1924, não houve uma Vila Olímpica, conforme expõe Varela (1980, p.37): "Não se repetiu a experiência da Vila Olímpica e os participantes se alojaram em quartéis, barcos, escolas e demais lugares improvisados". Fauria (1968) informa que algumas delegações, como as dos Estados Unidos e da Itália, preferiram abrigar seus atletas nos navios que os levaram à Holanda.
A Cerimônia de Abertura, além da chama olímpica, do revezamento da tocha e da revoada dos pombos, ainda apresentou outra inovação que se incorporou à cultura dos Jogos Olímpicos posteriores, qual seja, o desfile da Grécia em primeiro lugar e o do país da cidade anfitriã fechando o desfile. Assim relata Wallechinsky (2004, p.9): "Na Cerimônia de Abertura, a delegação da Grécia liderou a parada das Nações, e a anfitriã delegação holandesa marchou por último. Grécia em primeiro, anfitriões por último, tornar-se-ia parte permanente do protocolo olímpico".
O programa de esportes sofreu forte influência da questão do profissionalismo, principalmente com relação ao Futebol, o Tênis e o Tiro ao Alvo. Fauria (1968) lembra que o Comitê Olímpico Internacional estava mantendo complicadas relações com as federações internacionais de Futebol, que havia modificado sua concepção de amadorismo de forma conflitante com as regras olímpicas, e de Tênis, que havia proibido a participação de seus membros nos Jogos Olímpicos porque o COI não admitia a reclassificação de jogadores profissionais. Ortega (1988) é mais incisivo ao afirmar que o Tênis, por causa das discordâncias de sua federação internacional, foi eliminado do programa olímpico. Realmente, o Tênis somente retornou ao mundo olímpico como esporte oficial em 1988, 64 anos depois de ter feito sua última aparição, ocorrida em Paris, em 1924. Com relação ao Tiro ao alvo, Kelly (1972, p.80) expõe o que ocorreu: "Em virtude do COI não se ter decidido sobre a definição de amadorismo para as provas de tiro, essa competição não foi realizada em Amsterdã". Entretanto, já em 1932, o Tiro ao alvo retornou ao programa dos Jogos, porém com apenas 2 provas. Sofreu uma grande reformulação com relação ao período de 1900 a 1924, em que foram disputadas várias provas, inclusive por equipes.
Mas a principal mudança no programa de esportes ocorreu com a admissão das mulheres no Atletismo. Depois de 32 anos elas finalmente puderam competir no esporte nobre dos Jogos Olímpicos. Entretanto, a participação das mulheres na modalidade foi marcada por muita controvérsia, já que houve grande influência dos preconceitos sociais da época. Giller (1984, p.117) comenta: "Nesta Era de igualdade e de liberação das mulheres, parece notável que não foi até 1928 que elas foram permitidas competir no principal esporte olímpico, o Atletismo. Foi com alguma relutância que o COI concordou com um programa feminino limitado a apenas 5 provas: 100m, 800m, revezamento 4x100m, salto em altura e lançamento de disco". Olan (1979) informa que houve oposição também da Igreja, com o Papa Pio XI condenando a decisão de incluir as mulheres também no Atletismo. Olan (1979) também lembra a opinião do Barão de Coubertin, que em 1912 havia afirmado que os Jogos Olímpicos deveriam ser reservados somente aos homens e que pouco antes de sua morte em 1937, já conformado com a força das mulheres no movimento olímpico, teria aceitado a participação das mulheres nos esportes de que desejassem participar, mas ainda colocando a objeção delas não poderem se exibir. Infelizmente, o Barão de Coubertin não pôde estar presente porque estava se recuperando de uma doença (SCHAAP, 1967). Wallechinsky (2004) informa que o número de atletas femininas foi superior ao dobro do que havia sido registrado anteriormente, acrescentando que finalmente as mulheres foram permitidas competir na Ginástica e no Atletismo. Ainda expõe que houve grande relutância da Federação Internacional de Atletismo e do Comitê Olímpico Internacional em incluir provas de corrida para as mulheres. Entretanto, houve grande controvérsia quando as mulheres disputaram a final dos 800 metros e muitas delas terminaram esgotadas a prova e tombaram de exaustão. Muitos antifeministas criticaram a realização de provas de resistência para as mulheres, sendo que o novo Presidente do COI, o belga Henri de Baillet-Latour, sugeriu a eliminação de todos os esportes para mulheres dos Jogos Olímpicos. A Federação Internacional de Atletismo resolveu eliminar todas as provas de corrida mais longas do que 200 metros e assim, por 32 anos, as mulheres só competiram em provas até 200 metros. Em 1960, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, a prova feminina de 800 metros retornou ao programa olímpico.Felizmente os pontos de vista de Baillet-Latour não prevaleceram e as mulheres, apesar dos preconceitos, conseguiram aumentar sua participação dentro do programa olímpico. Atualmente competem praticamente no mesmo número de provas que os homens. Wallechinsky (2004), comentando a prova feminina de 800 metros de Amsterdã-1928, lembra que houve artigos, escritos por médicos, dizendo que as mulheres que corriam provas mais longas que 200 metros ficavam velhas mais cedo. Entretanto, houve aqueles que lembraram que os homens também terminavam esgotados em várias disputas esportivas, principalmente em esportes como o Remo. Apesar de toda controvérsia surgida com a participação feminina no Atletismo, os Jogos Olímpicos de Amsterdã foram um marco inesquecível na história esportiva das mulheres.
Os Jogos Olímpicos de Amsterdã foram iniciados no dia 17 de Maio e encerrados em 12 de Agosto de 1928. Entretanto, a Cerimônia de Abertura ocorreu no dia 28 de Julho. Um total de 3.014 atletas, incluindo 290 mulheres, representando 46 países, competiu em 109 provas distribuídas em 16 modalidades esportivas (KAISER, 2000).
Wallechinsky (2004) constata que os Jogos Olímpicos atingiram um grande internacionalismo pelo fato de um total de 28 diferentes nações ter conquistado medalhas de ouro em Amsterdã, recorde que permaneceria inatingível por 40 anos. Toomey e King (1988) acrescentam que estas nações eram de continentes diversos, utilizando como exemplos os sul-americanos Argentina e Uruguai, o africano Egito e os asiáticos Índia e Japão. Pode-se dizer que em Amsterdã ocorreu um significativo aumento da participação qualitativa dos países, traduzido pela conquista de medalhas por vários deles. Isso demonstra que os países não estavam preocupados apenas em enviar seus atletas aos Jogos Olímpicos, mas também em treiná-los para que pudessem competir em melhores condições com as potências tradicionais. Assim, o esporte foi o maior beneficiado.
Os Jogos de Amsterdã transcorreram perfeitamente, sem grandes incidentes, exceto pelos costumeiros incidentes quanto à arbitragem no Boxe e pela confusão causada pelo porteiro holandês que hostilizou os franceses e os norte-americanos na Abertura do evento. Toomey e King (1988, p.23) são mais precisos: "Os Jogos de Amsterdã foram um grande sucesso. Aqueles que tinham lutado duramente para estabelecer os Jogos a passos estreitos tinham que estar encantados com a instituição que havia atingido a maturidade".

1928 - ATLETISMO - Masculino

Masculino

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 21---8---6---7---13
2. FIN 14---5---5---4---8
3. ALE 7---0---2---5---7
4. RUN 5---2---2---1---5
5. SUE 5---1---2---2---5
6. CAN 4---2---1---1---4
7. FRA 3---1---1---1---3
8. AFS 1---1---0---0---1
8. IRL 1---1---0---0---1
8. JAP 1---1---0---0---1
11. CHI 1---0---1---0---1
11. HAI 1---0---1---0---1
11. HUN 1---0---1---0---1
14. NOR 1---0---0---1---1

Total 66---22---22---22---22


100m

1.CAN - 10.8 - Percy Williams
2.RUN - 10.9 - John "Jack" London
3.ALE - 10.9 - Georg Lammers

200m

1.CAN - 21.8 - Percy Williams
2.RUN - 21.9 - Walter Rangeley
3.ALE - 21.9 - Helmuth Körnig

400m

1.EUA - 47.8 - Raymond Barbuti
2.CAN - 48.0 - James Ball
3.ALE - 48.2 - Joachim Büchner

800m

1.RUN - 1:51.8 - Douglas Lowe
2.SUE - 1:52.8 - Erik Byléhn
3.ALE - 1:53.2 - Hermann Engelhard

1500m

1.FIN - 3:53.2 - Harry Larva
2.FRA - 3:53.8 - Jules Ladoumègue
3.FIN - 3:56.4 - Eino Purje-Borg

5000m

1.FIN - 14:38.0 - Vilho "Ville" Ritola
2.FIN - 14:40.0 - Paavo Nurmi
3.SUE - 14:41.2 - Edvin Wide

10000m

1.FIN - 30:18.8 - Paavo Nurmi
2.FIN - 30:19.4 - Vilho "Ville" Ritola
3.SUE - 31:00.8 - Edvin Wide

Maratona

1.FRA - 2:32:57 - M. Boughèra El Ouafi
2.CHI - 2:33:23 - Miguel Plaza Reyes
3.FIN - 2:35:02 - Martti Marttelin

110m com barreiras

1.AFS - 14.8 - Sydney Atkinson
2.EUA - 14.8 - Stephen Anderson
3.EUA - 14.9 - John Collier

400m com barreiras

1.RUN - 53.4 - David Burghley
2.EUA - 53.6 - Frank Cuhel
3.EUA - 53.6 - F. Morgan Taylor

3000m steeplechase

1.FIN - 9:21.8 - Toivo Loukola
2.FIN - 9:31.2 - Paavo Nurmi
3.FIN - 9:35.6 - Ove Andersen

4x100m

1.EUA - 41.0 - Frank Wykoff, James Quinn, Charles Borah, Henry Russell
2.ALE - 41.2 - Georg Lammers, Richard Corts, Hubert Houben, Helmuth Körnig
3.RUN - 41.8 - Cyril Gill, Edward Smouha, Walter Rangeley, Jack London

4x400m

1.EUA - 3:14.2 - George Baird, Emerson Spencer, Frederick Alderman, Raymond Barbuti
2.ALE - 3:14.8 - Otto Neumann , Richard Krebs, Werner Storz, Hermann Engelhard
3.CAN - 3:15.4 - Alexander Wilson, Philip Edwards, Stanley Glover, James Ball

Salto em altura

1.EUA - 1.94 - Robert King
2.EUA - 1.91 - Benjamin Hedges
3.FRA - 1.91 - Claude Ménard

Salto com vara

1.EUA - 4.20 - Sabin Carr
2.EUA - 4.10 - William Droegemuller
3.EUA - 3.95 - Charles McGinnis

Salto em distância

1.EUA - 7.73 - Edward Hamm
2.HAI - 7.58 - Silvio Cator
3.EUA - 7.40 - Alfred Bates

Salto triplo

1.JAP - 15.21 - Mikio Oda
2.EUA - 15.17 - Levi Casey
3.FIN - 15.11 - Vilho Tuulos

Arremesso de peso

1.EUA - 15.87 - John Kuck
2.EUA - 15.75 - Herman Brix
3.ALE - 15.72 - Emil Hirschfeld

Lançamento de disco

1.EUA - 47.32 - Clarence Houser
2.FIN - 47.23 - Antero Kivi
3.EUA - 47.10 - James Corson

Lançamento de martelo

1.IRL - 51.39 - Patrick O'Callaghan
2.SUE - 51.29 - Ossian Skiöld
3.EUA - 49.03 - Edmund Black

Lançamento de dardo

1.SUE - 66.60 - Erik Lundkvist
2.HUN - 65.26 - Béla Szepes
3.NOR - 63.97 - Olav Sunde

Decatlo

1.FIN - 8053 (6607) - Paavo Yrjölä
2.FIN - 7932 (6645) - Akilles Järvinen
3.EUA - 7707 (6428) - John Kenneth Doherty

sábado, 26 de abril de 2008

1928 - ATLETISMO - Feminino

Feminino

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. CAN 4---2---1---1---3
2. EUA 4---1---2---1---4
3. ALE 2---1---0---1---2
4. SUE 2---0---0---2---2
5. POL 1---1---0---0---1
6. HOL 1---0---1---0---1
6. JAP 1---0---1---0---1

Total 15---5---5---5---5


100m

1.EUA - 12.2 - Elizabeth Robinson
2.CAN - 12.3 - Fanny Rosenfeld
3.CAN - 12.3 - Ethel Smith

800m

1.ALE - 2:16.8 - Karoline "Lina" Radke
2.JAP - 2:17.6 - Kinue Hitomi
3.SUE - 2:18.8 - Inga Gentzel

4x100m

1.CAN - 48.4 - Fanny Rosenfeld, Ethel Smith, Florence Bell, Myrtle Cook
2.EUA - 48.8 - Mary Washburn, Jessie Cross, Loretta McNeil, Elizabeth Robinson
3.ALE - 49.0 - Rosa Kellner, Helene "Leni" Schmidt, Anni Holdmann , Helene "Leni" Junker

Salto em altura

1.CAN - 1.59 - Ethel Catherwood
2.HOL - 1.56 - Carolina Gisolf
3.EUA - 1.56 - Mildred Wiley

Lançamento de disco

1.POL - 39.62 - Halina Konopacka
2.EUA - 37.08 - Lillian Copeland
3.SUE - 35.92 - Ruth Svedberg

1928 - BOXE - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ITA 4---3---0---1---4
2. ARG 4---2---2---0---4
3. EUA 3---0---2---1---3
4. HOL 2---1---0---1---2
5. SUE 2---0---1---1---2
6. HUN 1---1---0---0---1
6. NZE 1---1---0---0---1
8. ALE 1---0---1---0---1
8. FRA 1---0---1---0---1
8. TCH 1---0---1---0---1
11. AFS 1---0---0---1---1
11. BEL 1---0---0---1---1
11. CAN 1---0---0---1---1
11. DIN 1---0---0---1---1

Total 24---8---8---8---8


Mosca - KG - 50.80

1.HUN - Antal Kocsis
2.FRA - Armand Appell
3.ITA - Carlo Cavagnoli

Galo - KG - 53.52

1.ITA - Vittorio Tamagnini
2.EUA - John Daley
3.AFS - Harry Isaacs

Pena - KG - 57.15

1.HOL - Lambertus van Klaveren
2.ARG - Victor Peralta
3.EUA - Harold Devine

Leve - KG - 61.24

1.ITA - Carlo Orlandi
2.EUA - Stephen Michael Halaiko
3.SUE - Gunnar Berggren

Meio-médio - KG - 66.68

1.NZE - Edward Morgan
2.ARG - Raúl Landini
3.CAN - Raymond Smillie

Médio - KG - 72.57

1.ITA - Piero Toscani
2.TCH - Jan Hermánek
3.BEL - Leonard Steyaert

Meio-pesado - KG - 79.38

1.ARG - Victor Avendaño
2.ALE - Ernst Pistulla
3.HOL - Karl Leendert Miljon

Pesado - KG - +79.38

1.ARG - Arturo Rodríguez Jurado
2.SUE - Nils Ramm
3.DIN - M. Jacob Michaelsen

domingo, 20 de abril de 2008

1928 - CICLISMO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. DIN 4---3---0---1---4
2. HOL 4---1---3---0---4
3. RUN 4---0---3---1---4
4. SUE 2---0---0---2---2
5. FRA 1---1---0---0---1
5. ITA 1---1---0---0---1
7. ALE 1---0---0---1---1
7. AUS 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


Velocidade

1.FRA - 13.2 - Roger Beaufrand
2.HOL - Antoine Mazairac
3.DIN - Willy Falck-Hansen

Km contra o relógio

1.DIN - 1:14.4 - Willy Falck-Hansen
2.HOL - 1:15.2 - Gerard Bosch van Drakestein
3.AUS - 1:15.6 - Edgar "Dunc"Gray

4000m, Perseguição, equipes

1.ITA - 5:01.8 - Luigi Tasselli, Giacomo Gaioni, Cesare Facciani, Mario Lusiani
2.HOL - 5:06.2 - Adriaan Braspenninx, Jacobus Maas, Johannes Pijnenburg, Piet van der Horst
3.RUN - Frederick Wyld, Leonard Wyld, Percy Wyld, M. George Southall

168 km, estrada, individual

1.DIN - 4:47:18 - Henry Hansen
2.RUN - 4:55:06 - Frank Southall
3.SUE - 5:00:17 - Gösta Carlsson

Velocidade tandém, 2000m

1.HOL - 11.8 - Bernhard Leene, Daniel van Dijk
2.RUN - John Sibbitt, Ernest Chambers
3.ALE - Karl Köther, Hans Bernhardt

168 km, estrada, equipes

1.DIN - 15:09:14.0 - Henry Hansen, Leo Nielsen, Orla Jörgensen
2.RUN - 15:14:49.0 - Frank Southall, John Lauterwasser, John Middleton
3.SUE - 15:27:49.0 - Gösta Carlsson, Erik Jansson, E. Georg Johnsson

1928 - ESGRIMA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. FRA 5---2---3---0---4
2. ITA 5---2---1---2---5
3. HUN 3---2---1---0---2
4. ALE 1---0---1---0---1
5. ARG 1---0---0---1---1
5. EUA 1---0---0---1---1
5. POL 1---0---0---1---1
5. POR 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


Florete, individual

1.FRA - Lucien Gaudin
2.ALE - Erwin Casmir
3.ITA - Giulio Gaudini

Florete, equipes

1.ITA - Ugo Pignotti, Oreste Puliti, Giulio Gaudini, Giorgio Pessina, Giorgio Chiavacci, Gioacchino Guaragna
2.FRA - Lucien Gaudin, Philippe Cattiau, Roger Ducret, André Labatut, Raymond Flacher, André Gaboriaud
3.ARG - Roberto Larraz, Raúl Anganuzzi, Luis Lucchetti, Héctor Lucchetti, Carmelo Camet

Espada, individual

1.FRA - Lucien Gaudin
2.FRA - Georges Buchard
3.EUA - George Calnan

Espada, equipes

1.ITA - Carlo Agostoni, Marcello Bertinetti, Giancarlo Cornaggia Medici, Renzo Minoli, Giulio Basletta, Franco Riccardi
2.FRA - Armand Massard, Georges Buchard, Gaston Amson, Emile Cornic, Bernard Schmetz, René Barbier
3.POR - Paulo d'Eca Leal, Mário de Noronha, Jorge Paiva, João Sassetti, Frederico Paredes, Henrique de Silveira

Sabre, individual

1.HUN - Ödön Tersztyánszky
2.HUN - Attila Petschauer
3.ITA - Bino Bini

Sabre, equipes

1.HUN - Ödön Tersztyánszky, Sándor Gombos, Attila Petschauer, János Garay, József Rády, Gyula Glykais
2.ITA - Bino Bini, Renato Anselmi, Gustavo Marzi, Oreste Puliti, Emilio Salafia, Giulio Sarrocchi
3.POL - Adam Papée, Tadeusz Friedrich, Kazimierz Laskowski, Wladyslaw Segda, Aleksander Malecki, Jerzy Zabielski

1928 - ESGRIMA - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ALE 2---1---0---1---1
2. RUN 1---0---1---0---1

Total 3---1---1---1---1


Florete, individual

1.ALE - Helene Mayer
2.RUN - Muriel Freeman
3.ALE - Olga Oelkers

1928 - FUTEBOL - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. URU 1---1---0---0---1
2. ARG 1---0---1---0---1
3. ITA 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Equipes

1.URU - Andrés Mazali, José Nasazzi, Pedro Arispe, José Leandro Andrade, Lorenzo Fernández, Juan Piriz, Alvaro Gestido, Santos Urdináran, Hector Castro, Pedro Petrone, Pedro Céa, Antonio Campolo , Adhemar Canavesi, Juan Arremón, René Borjas, Hector Scarone, Roberto Figueroa
2.ARG - Angel Bossio, Fernando Paternoster, Ludovico Bidoglio, Juan Evaristo, Luis Monti, Segundo Medici, Raimundo Orsi, Enrique Gainzarain, Manuel Ferreyra, Domingo Tarasconi, Adolfo Carricaberry, Feliciano Angel Perducca, Octavio Díaz, Roberto Cherro, Rodolfo Orlandini, Saúl Calandra
3.ITA - Giampiero Combi, Delfo Bellini, Umberto Caligaris, Alfredo Pitto, Fulvio Bernardini, Pietro Genovesi, Adolfo Baloncieri, Elvio Banchero, Angelo Schiavio, Mario Magnozzi, Virgilio Levratto, Giovanni De Prà, Virginio Rosetta, Silvio Pietroboni, Antonio Janni, Enrico Rivolta, Gino Rossetti

1928 - GINÁSTICA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. SUI 9---5---2---2---6
2. TCH 5---1---3---1---4
3. IUG 5---1---1---3---5
4. ITA 1---0---1---0---1
5. FIN 1---0---0---1---1

Total 21---7---7---7---7


Geral, individual

1.SUI - 247.500 - Georges Miez
2.SUI - 246.625 - Hermann Hänggi
3.IUG - 244.875 - Leon Stukelj

Barra fixa

1.SUI - 19.17 - Georges Miez
2.ITA - 19.00 - Romeo Neri
3.SUI - 18.92 - Eugen Mack

Barras paralelas

1.TCH - 18.83 - Ladislav Vácha
2.IUG - 18.50 - Josip Primozic
3.SUI - 18.08 - Hermann Hänggi

Salto sobre o cavalo

1.SUI - 9.58 - Eugen Mack
2.TCH - 9.50 - Emanuel Löffler
3.IUG - 9.46 - Stane Derganc

Cavalo com alças

1.SUI - 19.75 - Hermann Hänggi
2.SUI - 19.25 - Georges Miez
3.FIN - 18.83 - Heikki Savolainen

Argolas

1.IUG - 19.25 - Leon Stukelj
2.TCH - 19.17 - Ladislav Vácha
3.TCH - 18.83 - Emanuel Löffler

Geral, equipes

1.SUI - 1718.625 - Georges Miez, Hermann Hänggi, Eugen Mack, Melchior Wetzel, Eduard "Edi" Steinemann, August Güttinger, Hans Grieder, Otto Pfister
2.TCH - 1712.250 - Ladislav Vácha, Emanuel Löffler, Jan Gajdos, Josef Effenberger, Bedrich Supcik, Václav Vesely, Jan Koutny, Ladislav Tikal
3.IUG - 1648.750 - Leon Stukelj, Josip Primozic, Anton Malej, Eduard Antonijevic, Boris Gregorka, Ivan Porenta, Stane Derganc, Dragutin Ciotti

1928 - GINÁSTICA - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. HOL 1---1---0---0---1
2. ITA 1---0---1---0---1
3. RUN 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Equipes

1.HOL - 316.75 - Petronella van Randwijk, Jacomina van den Berg, Anna Polak, Helena Nordheim, Alida van den Bos, Hendrika van Rumt, Anna van der Vegt, Elka de Levie, Jacoba Stelma, Estella Agsteribbe
2.ITA - 289.00 - Bianca Ambrosetti, Lavinia Gianoni, Luigina Perversi, Diana Pizzavini, Luigina Giavotti, Luisa Tanzini, Carolina Tronconi, Ines Vercesi, Rita Vittadini, Virginia Giorgi, Germana Malabarba, Clara Marangoni
3.RUN - 258.25 - Margaret Hartley, Edith Carrie Pickles, Annie Broadbent, Amy Jagger, Ada Smith, Lucy Desmond, Doris Woods, Jessie Kite, Isabel "Queenie" Judd, Marjorie "Midge" Moreman, Ethel Seymour, Hilda Smith

1928 - HIPISMO - Aberto

Aberto

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. HOL 4---2---1---1---3
2. ALE 3---2---0---1---3
3. SUE 3---0---1---2---3
4. FRA 2---0---2---0---2
5. POL 2---0---1---1---2
6. ESP 1---1---0---0---1
6. TCH 1---1---0---0---1
8. NOR 1---0---1---0---1
9. SUI 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


Concurso, individual

1.HOL - 1969.82 - Charles Pahud de Mortanges
2.HOL - 1967.26 - Gerard de Kruyff
3.ALE - 1944.42 - Bruno Neumann

Concurso, equipes

1.HOL - 5865.68 - Charles Pahud de Mortanges, Gerard de Kruyff, Adolph van der Voort van Zijp
2.NOR - 5395.68 - Bjart Ording, Arthur Quist, Eugen Johansen
3.POL - 5067.92 - Michal Antoniewicz, Józef Trenkwald, Karol Rómmel

Saltos, individual

1.TCH - 0/0/0 f - Frantisek Ventura
2.FRA - 0/0/2 f - Pierre Bertran de Balanda
3.SUI - 0/0/4 f - Charley Kuhn

Saltos, equipes

1.ESP - 4 f - José Navarro Morenés, José Alvarez de las Asturias Bohorques y Goyeneche (de los Trujillos), Julio García Fernández
2.POL - 8 f - Kazimierz Gzowski, Kazimierz Szosland, Michal Antoniewicz
3.SUE - 10 f - Karl Hansen, Carl Björnstierna, Ernst Hallberg

Adestramento, individual

1.ALE - 237.42 - Carl Friedrich Freiherr von Langen-Parow
2.FRA - 231.00 - Charles Marion
3.SUE - 229.78 - Ragnar Ohlson

Adestramento, equipes

1.ALE - 669.72 - Carl Friedrich Freiherr von Langen-Parow, Hermann Linkenbach, Eugen Freiherr von Lotzbeck
2.SUE - 650.86 - Ragnar Ohlson, Janne Lundblad, Carl Bonde
3.HOL - 642.96 - Jan van Reede, Pierre Versteegh, Gérard Le Heux

1928 - HÓQUEI SOBRE A GRAMA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. IND 1---1---0---0---1
2. HOL 1---0---1---0---1
3. ALE 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Equipes

1.IND - Richard Allen, Leslie Hammond, Michael Rocque, Sayed Yusuf, Broome Eric Pinniger, Rex Norris, William Cullen, Frederic Seaman, Dhyan Chand, George Marthins, Maurice Gateley, Jaipal Singh, Shaukat Ali, Feroze Khan
2.HOL - Adrian Katte, Reindert de Waal, Albert Tresling, Jan Ankerman, Emile Duson, Johannes Brand, August Kop, Gerrit Jannink, Paulus van de Rovaert, Robert van der Veen, Hendrik Visser t'Hooft
3.ALE - Georg Brunner, Heinz Wöltje, Werner Proft, Erich Zander, Theodor Haag, Werner Freyberg, Herbert Kemmer, Herbert Hobein, Bruno Boche, Herbert Müller, Friedrich Horn, Erwin Franzkowiak, Hans Haussmann, Karl-Heinz Irmer, Aribert Heymann, Kurt Haverbeck, Rolf Wollner, Gerd Strantzen, Heinz Förstendorf

1928 - LEVANTAMENTO DE PESO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ALE 3---2---0---1---3
2. FRA 3---1---1---1---3
3. AUT 2---2---0---0---2
4. ITA 2---0---2---0---2
5. HOL 2---0---0---2---2
6. EGI 1---1---0---0---1
7. EST 1---0---1---0---1
8. TCH 1---0---0---1---1

Total 15---6---4---5---5


Pena - KG - 60

1.AUT - 287.5 - Franz Andrysek
2.ITA - 282.5 - Pierino Gabetti
3.ALE - 282.5 - Hans Wölpert

Leve - KG - 67.5

1.ALE - 322.5 - Hans Haas
1.AUT - 322.5 - Kurt Helbig
3.FRA - 302.5 - Fernand Arnout

Médio - KG - 75

1.FRA - 335.0 - Roger François
2.ITA - 332.5 - Carlo Galimberti
3.HOL - 327.5 - August Scheffer

Pesado ligeiro - KG - 82.5

1.EGI - 355.0 - El Sayed Mohammed Nosseir
2.FRA - 352.5 - Louis Hostin
3.HOL - 337.5 - Johannes Verheijen

Pesado - KG - +82.5

1.ALE - 372.5 - Josef Strassberger
2.EST - 360.0 - Arnold Luhäär
3.TCH - 357.5 - Jaroslav Skobla

1928 - LUTA GRECO-ROMANA - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ALE 4---1---2---1---4
2. FIN 4---1---1---2---4
3. HUN 2---1---1---0---2
3. SUE 2---1---1---0---2
5. EST 2---1---0---1---2
6. ITA 2---0---0---2---2
7. EGI 1---1---0---0---1
8. TCH 1---0---1---0---1

Total 18---6---6---6---6


Galo - KG - 58

1.ALE - Kurt Leucht
2.TCH - Jindrich Maudr
3.ITA - Giovanni Gozzi

Pena - KG - 60

1.EST - Voldemar Väli
2.SUE - Erik Malmberg
3.ITA - Giacomo Quaglia

Leve - KG - 67.5

1.HUN - Lajos Keresztes
2.ALE - Eduard Sperling
3.FIN - Edvard Westerlund

Médio - KG - 75

1.FIN - Väinö Kokkinen
2.HUN - László Papp
3.EST - Albert Kusnets

Meio-pesado - KG - 82.5

1.EGI - Ibrahim Moustafa
2.ALE - Adolf Rieger
3.FIN - Onni Pellinen

Super-pesado - KG - +82.5

1.SUE - Rudolf Svensson
2.FIN - Hjalmar Eemil Nyström
3.ALE - Georg Gehring

1928 - LUTA LIVRE - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. FIN 5---2---2---1---5
2. SUI 3---1---1---1---3
3. CAN 3---0---1---2---3
3. FRA 3---0---1---2---3
5. SUE 2---2---0---0---2
6. EUA 2---1---1---0---2
7. EST 1---1---0---0---1
8. BEL 1---0---1---0---1
9. RUN 1---0---0---1---1

Total 21---7---7---7---7


Galo - KG - 56

1.FIN - Kaarlo Mäkinen
2.BEL - Edmond Spapen
3.CAN - James Trifunov

Pena - KG - 61

1.EUA - Allie Morrison
2.FIN - Kustaa Pihlajamäki
3.SUI - Hans Minder

Leve - KG - 66

1.EST - Osvald Käpp
2.FRA - Charles Pacôme
3.FIN - Eino Leino

Meio-médio - KG - 72

1.FIN - Arvo Haavisto
2.EUA - Lloyd Appelton
3.CAN - Maurice Letchford

Médio - KG - 79

1.SUI - Ernst Kyburz
2.CAN - Donald Stockton
3.RUN - Samuel Rabin

Meio-pesado - KG - 87

1.SUE - Thure Sjöstedt
2.SUI - Arnold Bögli
3.FRA - Henri Lefèbre

Pesado - KG - +87

1.SUE - Johan Richthoff
2.FIN - Aukusti Sihvola
3.FRA - Edmond Dame

1928 - NATAÇÃO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 6---3---1---2---4
2. JAP 3---1---1---1---3
3. SUE 2---1---0---1---2
4. AUS 2---0---2---0---2
5. ARG 1---1---0---0---1
6. ALE 1---0---1---0---1
6. HUN 1---0---1---0---1
8. CAN 1---0---0---1---1
8. FIL 1---0---0---1---1

Total 18---6---6---6---6


100m, livre

1.EUA - 58.6 - P. "Johnny" Weissmuller
2.HUN - 59.8 - István Bárány
3.JAP - 1:00.0 - Katsuo Takaishi

400m, livre

1.ARG - 5:01.6 - Alberto Zorrilla
2.AUS - 5:03.6 - Andrew "Boy" Charlton
3.SUE - 5:04.6 - Arne Borg

1500m, livre

1.SUE - 19:51.8 - Arne Borg
2.AUS - 20:02.6 - Andrew "Boy" Charlton
3.EUA - 20:28.8 - Clarence "Buster" Crabbe

100m, costas

1.EUA - 1:08.2 - George Kojac
2.EUA - 1:10.0 - Walter Laufer
3.EUA - 1:12.0 - Paul Wyatt

200m, peito

1.JAP - 2:48.8 - Yoshiyuki Tsuruta
2.ALE - 2:50.6 - Erich Rademacher
3.FIL - 2:56.4 - Teofilo Yldefonzo

4x200m, livre

1.EUA - 9:36.2 - Austin Clapp, Walter Laufer, George Kojac, P. "Johnny" Weissmuller, Paul Samson*, David Young*
2.JAP - 9:41.4 - Hiroshi Yoneyama, Nobuo Arai, Tokuhei Sada, Katsuo Takaishi
3.CAN - 9:47.8 - F. Munroe Bourne, James Thompson, Garnet Ault, Walter Spence

1928 - NATAÇÃO - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 5---3---1---1---3
2. RUN 4---0---2---2---3
3. HOL 3---1---2---0---3
4. ALE 2---1---0---1---1
5. AFS 1---0---0---1---1

Total 15---5---5---5---5


100m, livre

1.EUA - 1:11.0 - Albina Osipowich
2.EUA - 1:11.4 - Eleanor Garatti
3.RUN - 1:13.6 - Margaret Joyce Cooper

400m, livre

1.EUA - 5:42.8 - Martha Norelius
2.HOL - 5:57.8 - Maria Braun
3.EUA - 6:00.2 - Josephine McKim

100m, costas

1.HOL - 1:22.0 - Maria Braun
2.RUN - 1:22.2 - Ellen King
3.RUN - 1:22.8 - Margaret Joyce Cooper

200m, peito

1.ALE - 3:12.6 - Hildegard Schrader
2.HOL - 3:15.2 - Mietje "Marie" Baron
3.ALE - 3:17.6 - Lotte Mühe

4x100m, livre

1.EUA - 4:47.6 - Adelaide Lambert, Eleanor Garatti, Albina Osipowich, Martha Norelius, Josephine McKim*, Susan Laird*
2.RUN - 5:02.8 - Margaret Cooper, Sarah Stewart, Irene Tanner, Ellen King
3.AFS - 5:13.4 - Kathleen Russell, Rhoda Rennie, Marie Bedford, Frederica van der Goes

1928 - PENTATLO MODERNO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. SUE 2---1---1---0---1
2. ALE 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Individual

1.SUE - 47 - Sven Thofelt
2.SUE - 50 - Bo Lindman
3.ALE - 52 - Helmuth Kahl

1928 - PÓLO AQUÁTICO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. ALE 1---1---0---0---1
2. HUN 1---0---1---0---1
3. FRA 1---0---0---1---1

Total 3---1---1---1---1


Equipes

1.ALE - Erich Rademacher, Otto Cordes, Emil Benecke, Fritz Gunst, Joachim Rademacher, Karl Bähre, Max Amann, Johannes Blank
2.HUN - István Barta, Sándor Ivády, Alajos Keserü, Márton Homonnai, Ferenc Keserü, József Vértesy, Olivér Halassy
3.FRA - Paul Dujardin, Jules Keignaert, Henri Padou, Emile Bulteel, Achille Tribouillet, Henri Cuvelier, Albert Vandeplancke, Ernest Rogez, Albert Thévenon

1928 - REMO - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 5---2---2---1---5
2. RUN 4---1---2---1---4
3. SUI 2---1---1---0---2
4. ITA 2---1---0---1---2
5. CAN 2---0---1---1---2
6. ALE 1---1---0---0---1
6. AUS 1---1---0---0---1
8. FRA 1---0---1---0---1
9. AUT 1---0---0---1---1
9. BEL 1---0---0---1---1
9. POL 1---0---0---1---1

Total 21---7---7---7---7


Skiff simples

1.AUS - 7:11.0 - Henry Pearce
2.EUA - 7:20.8 - Kenneth Myers
3.RUN - 7:29.8 - Theodore Collet

Skiff duplo

1.EUA - 6:41.4 - Paul Costello, Charles McIlvaine
2.CAN - 6:51.0 - Joseph Wright, Jack Guest
3.AUT - 6:48.8 - Leo Losert , Viktor Flessl

Dois sem

1.ALE - 7:06.4 - Bruno Müller, Kurt Moschter
2.RUN - 7:08.6 - Terence O'Brien, Robert Archibald Nisbet
3.EUA - 7:20.4 - Paul McDowell, John Schmitt

Quatro sem

1.RUN - 6:36.0 - John Lander, Michael Warriner, Richard Beesly, Edward Bevan
2.EUA - 6:37.0 - Charles Karle, William Miller, George Heales, Ernest Bayer
3.ITA - 6:37.6 - Cesare Rossi, Pietro Freschi, Umberto Bonadè, Paolo Gennari

Oito com

1.EUA - 6:03.2 - Marvin Stalder, John Brinck, Francis Frederick , William Thompson, William Dally, James Workman, Hubert Caldwell, Peter Donlon, Donald Blessing
2.RUN - 6:05.6 - James Hamilton, Guy Oliver Nickalls, John "Felix" Badcock, Donald Gollan, Harold Lane, Gordon Killick, Jack Beresford, Harold West, Arthur Sulley
3.CAN - Frederick Hedges, Frank Fiddes, John Hand, Herbert Richardson, Jack Murdock, Athol Meech, Edgar Norris, William Ross, John Donnelly

Dois com

1.SUI - 7:42.6 - Hans Schöchlin, Karl Schöchlin, Hans Bourquin
2.FRA - 7:48.4 - Armand Marcelle, Edouard Marcelle, Henri Préaux
3.BEL - Léon Flament, François de Coninck, Georges Anthony

Quatro com

1.ITA - 6:47.8 - Valerio Peretin, Giliante D'Este, Nicolo Vittori, Giovanni Delise, Renato Petronio
2.SUI - 7:03.4 - Ernst Haas, Joseph Meyer, Otto Bucher, Karl Schwegler, Fritz Bösch
3.POL - 7:12.8 - Franciszek Bronikowski, Edmund Jankowski, Leon Birkholc, Bernard Ormanowski, Bdeslaw Drewek

1928 - SALTOS ORNAMENTAIS - Masculino

Masculino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 4---2---1---1---2
2. EGI 2---0---1---1---2

Total 6---2---2---2---2


Trampolim

1.EUA - 5/185.04 - Ulise "Pete" Desjardins
2.EUA - 14/174.06 - Michael Galitzen(Mickey Riley)
3.EGI - 13/172.46 - Farid Simaika

Plataforma

1.EUA - 6/98.74 - Ulise "Pete" Desjardins
2.EGI - 9/99.58 - Farid Simaika
3.EUA - 15/92.34 - Michael Galitzen(Mickey Riley)

1928 - SALTOS ORNAMENTAIS - Feminino

Feminino.

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. EUA 5---2---2---1---2
2. SUE 1---0---0---1---1

Total 6---2---2---2---2


Trampolim

1.EUA - 6/78.62 - Helen Meany
2.EUA - 13/75.62 - Dorothy Poynton
3.EUA - 14/73.38 - Georgia Coleman

Plataforma

1.EUA - 9/31.6 - Elizabeth Becker Pinkston
2.EUA - 10.5/30.6 - Georgia Coleman
3.SUE - 13.5/29.2 - Lala Sjöquist

1928 - VELA

Quadro de medalhas


Total-Ouro-Prata-Bronze-NP

1. NOR 2---1---1---0---2
2. SUE 2---1---0---1---2
3. FRA 1---1---0---0---1
4. DIN 1---0---1---0---1
4. HOL 1---0---1---0---1
6. EST 1---0---0---1---1
6. FIN 1---0---0---1---1

Total 9---3---3---3---3


Classe Finn

1.SUE - Sven Thorell
2.NOR - Henrik Robert
3.FIN - Bertil Broman

Classe 6m

1.NOR - Crown Prince Olav, Johan Anker, Erik Anker, Haakon Bryhn
2.DIN - Niels Otto Möller, Aage Höy-Petersen, Peter Schlütter, Svend Linck
3.EST - Nikolai Veksin, William von Wirén, Eberhard Vogdt, Andreas Fählmann, Georg Fählmann

Classe 8m

1.FRA - Donatien Bouché, André Lesauvage, Jean Lesieur, Virginie Hériot, Charles de la Sabliere, André Derrien
2.HOL - Lambertus Doedes, Maarten de Wit, Johannes van Hoolwerff, Gerardus de Vries Lentsch, Hendrik Kersken, Cornelis van Staveren
3.SUE - Johan Sandblom, Philip Sandblom, Carl Sandblom, Tore Holm, Clarence Hammar, Wilhelm Törsleff