domingo, 2 de março de 2008

1896 - ATENAS, GRÉCIA

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram sediados em Atenas, Grécia. Foram marcados: pelo enorme entusiasmo do povo grego; pela ajuda de toda a nação grega, incluindo os comerciantes que viviam fora do país; pelo caráter amador dos atletas; e pela participação individual dos mesmos, não divididos em delegações.
Inicialmente, conforme afirma Wallechinsky (2004), o Barão de Coubertin desejava que a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna fosse organizada em Paris, em 1900. Entretanto, os gregos ficaram tão entusiasmados com a possibilidade de resgatar seu passado histórico que acabaram influenciando o Comitê Olímpico Internacional a antecipar o evento para 1896 e indicar Atenas como cidade-sede. Cogitou-se a possibilidade de se organizar os Jogos em Olímpia, mas a cidade era tão remota e subdesenvolvida que a escolha recaiu mesmo sobre Atenas.
O financiamento dos Jogos somente foi possível com o apoio do Príncipe Constantino, que liderou o Comitê Organizador na arrecadação de fundos através da venda de selos e medalhas comemorativas. A mobilização da sociedade grega também foi uma grande fonte de renda, principalmente depois que Georgios Averoff, um milionário homem de negócios e filantropista, doou um milhão de dracmas (moeda grega da época) , recurso utilizado na reconstrução do estádio Panatenaico, construído originalmente por volta de 330 A.C. (WALLECHINSKY, 2004). O entusiasmo grego em resgatar seu passado histórico superou qualquer dificuldade econômica.
A abertura dos Jogos ocorreu no dia 6 de Abril de 1896 e foi proclamada pelo Rei George I. Um total de aproximadamente 245 atletas de 14 nações compareceram ao evento. O programa esportivo incluiu 43 provas num total de 9 modalidades (KAISER, 2000). Poderia ter sido mais amplo, entretanto o péssimo clima acabou cancelando as competições de remo e iatismo (WALLECHINSKY, 2004).
As competições esportivas foram empolgantes, entretanto vários atletas que participaram dos Jogos não eram especialistas, pois muitos deles competiram em várias modalidades esportivas, como o alemão Schuhmann, no Atletismo, na Ginástica, no levantamento de peso e na luta greco-romana, e o dinamarquês Jensen, no levantamento de peso, na luta greco-romana, na Ginástica e no Tiro ao alvo (KAISER, 2000).
Os participantes dos Jogos de Atenas competiram como indivíduos, não foram divididos em nações. Na competição de duplas no Tênis, por exemplo, a dupla campeã foi formada por um britânico, na verdade um irlandês, e por um alemão. Esta foi uma característica marcante dos Primeiros Jogos da Era Moderna.
Os Jogos foram encerrados no dia 15 de Abril. Houve várias festas populares, plenas de alegria, principalmente depois do triunfo do grego Spiridon Louis na Maratona (FAURIA, 1968). A vitória de Louis foi a primeira e única da Grécia no Atletismo e teve grande importância histórica para os gregos, já que a prova foi incluída no programa para homenagear o soldado Fidipides, que correu de Maratona a Atenas para avisar os gregos da vitória sobre os persas, posteriormente caindo morto de exaustão.
O sucesso dos Jogos em território grego fez com que surgissem propostas de que Atenas deveria ser o permanente anfitrião dos Jogos Olímpicos. Entretanto, Coubertin rejeitou tal sugestão (WALLECHINSKY, 2004). Em uma carta dirigida ao Rei da Grécia, tratou de agradecer ao Rei e a toda Grécia, mas não mencionou a pretensão grega, significando que a atitude equivalia a uma resposta negativa (ORTEGA, 1988). Conforme menciona Giller (1984, p.94):

Foi um festival esportivo de 10 dias tão bem sucedido que o Rei George sugeriu que Atenas deveria se tornar sede permanente das Olimpíadas, mas o Barão de Coubertin pautou que isso roubaria os Jogos de um verdadeiro significado internacional


Os Jogos Olímpicos de 1896 representaram o renascimento de uma manifestação que ocupou lugar de destaque na sociedade grega da antiguidade, a grande responsável pelo desenvolvimento do mundo ocidental. Além disso, trouxeram entusiasmo aos gregos pela lembrança de um glorioso passado. Podem ser resumidos nas palavras: renascimento e entusiasmo.

Nenhum comentário: