domingo, 3 de janeiro de 2010

GLOBO X RECORD

Os Jogos de Inverno serão transmitidos pela Rede Record, que anunciou transmissões na própria record e na record news, e pelo Sportv, canal da globo que fará a transmissão nos canais Sportv 1 e 2.
É muito bom para o público brasileiro ter a presença de dois canais no evento, embora a Internet tenha, felizmente, democratizado a informação e o acesso à mesma. Hoje, embora não tenhamos notícias na mídia comum, podemos acessar resultados e mesmos vídeos dos grande eventos simplesmente de dentro de nossas próprias residências. Bem, o assunto do momento é o confronto Record x Globo. E aqui cabem algumas considerações:


1) A Rede Record se entitula como a emissora oficial dos Jogos Olímpicos. Entretanto, neste papel, não poderá abandonar os espectadores como fez nos Jogos Panamericanos de 2007. Acharia viável se a Record tivesse um canal próprio para transmitir os Jogos de Inverno e também programas que trouxessem resumos diários. Uma feliz experiência realizada pela extina TV Manchete nos Jogos de 1992, em Albertville, França.

2) O Sportv, da Rede Globo, glorifica-se por ter dois canais podendo transmitir o evento. Entretanto, na minha experiência de mais de 20 anos gravando os eventos esportivos, o canal não tem sabido conduzir a programação e tem causado um grande prejuízo àqueles que pretendem documentar os eventos. A alternância do Sportv 1 e 2 na transmissão dos eventos causou uma situação inusitada: atualmente, se vc programa seu vídeo ou DVD para gravar num canal, pode ter a triste experiência de verificar que houve uma mudança na transmissão, e o evento que estava acompanhando no canal 1 passou imediatamente para o canal 2, e toda a programação feita acabou perdida. No mundial de Natação e no de Atletismo isso ocorria com freqüência, resultando na perda do evento.

Sinceramente, minha preferência seria por um canal independente, que se preocupasse simplesmente com o evento, transmitindo as provas ao vivo e depois fizesse um resumo no final do dia. Além disso, seria ótimo ter as madrugadas recheadas com os eventos esportivos.

A Rede Record tem feito um grande esforço no sentido de dar maior publicidade aos esportes olímpicos. Entretanto, os programas que tenho acompanhado são feitos sem uma seqüência lógica, parece mais uma colcha de retalhos, sem um padrão e uma didática que melhor poderia explorar o universo olímpico. Num mesmo programa alternam notícias do pan, dos Jogos de Inverno, dos Jogos de Verão e também de histórias dos esportistas brasileiros. O pior nisso tudo é que falta uma seqüência lógica. Mas isso já é uma questão que cabe aos profissionais da emissora resolver.

A Globo apresenta, com o Sportv, programas didaticamente bons, descrevendo as modalidades olímpicas. Entretanto, falta uma melhor base histórica, tanto com relação às edições passadas dos Jogos quanto aos prováveis medalhistas da próxima edição. Seria interessante, a aquisição dos filmes oficiais dos Jogos Olímpicos, como fez a Emissora ESPN em 2004 e 2008.

Como historiador, estou em dúvida de como acompanhar os Jogos e conciliar os eventos com meu trabalho de professor. Nos dias de ttabalho terei que programar as gravações, mas já sabendo dos riscos da instabilidade e incerteza da transmissão realizadas pelas emissoras. Resta torcer para que sejam transmitidos resumos completos e que documentem de uma forma responsável, e não sensacionalista, os eventos que ocorrerão em Vancouver.

Minha experiência acompanhando os Jogos permitirá saber quem foi melhor, o Sportv da Globo ou a Record, com seu canal tradicional e com o record news.

Nenhum comentário: