quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BIATLO

1 - DEFINIÇÃO.

O termo "Biatlo" surgiu do grego com o significado de "dois testes". Na modalidade os competidores basicamente atravessam percursos esquiando e param em estandes de tiro para acertarem alvos com um rifle, utilizando-se da posição em pé e da posição deitada. Os erros cometidos na porção do tiro são punidos com dois tipos de penalidades, uma em que acrescenta-se um tempo à marca obtida pelo biatleta, e outra em que ele deve percorrer um percurso a mais antes de retomar seu caminho na prova. O vencedor é o competidor que completar o percurso no menor tempo, depois de incluídas as penalizações.

2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO.

3000 A.C. - Há registros de pinturas em cavernas mostrando caçadores com arcos e flechas viajando em esquis primitivos feitos de madeiras. A prática surgiu da necessidade de caça para alimentação do homem nos períodos de inverno.
1767 - Primeira competição na fronteira Suécia-Noruega entre unidades de patrulha das fronteiras.
Final do Século XIX - Apontado como o período de surgimento do Biatlo para alguns pesquisadores, já que nos países escandinavos a proeficiência no tiro com carabina e a habilidade no esqui eram essenciais para suprir as necessidades dos caçadores e dos soldados que patrulhavam as fronteiras.
1861 - Fundado na Noruega o Clube de Esqui e Tiro de Trysil.
Início do Século XX - Soldados finlandeses realizam treinos de esqui e tiro ao alvo, prática que iria contribuir com a defesa do país durante a Segunda Guerra Mundial. Surge a corrida de Esqui de Patrulha Militar que, posteriormente, ingressa nos Jogos Olímpicos.
1924 - As disputas de Patrulha Militar ingressam na Semana de Esportes de Inverno, na condição de esporte de demonstração, em Chamonix, França, posteriormente reconhecida como os Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno. A Suíça supera outros cinco países e termina em primeiro lugar.
1928-1948 - As provas de Patrulha Militar continuam no programa olímpico dos Jogos de 1928, 1936 e 1948, mas apenas na condição de esporte de demonstração. Entretanto, são excluídas do programa olímpico em virtude do sentimento antimilitar do Pós-Guerra. No período, os países de maior sucesso foram Finlândia, Noruega, Itália e Suíça.
1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, no rigoroso inverno nórdico, soldados finlandeses se camuflaram com roupas com cores parecidas com as da neve, esquiaram pelos flancos das montanhas e atiraram nos invasores soviéticos.
1948 - Fundação da União Internacional de Pentatlo Moderno, que também administra o Biatlo.
1955 - Macolin, Suíça, introdução do moderno conceito de Biatlo de Inverno.
1956 - São aprovadas as regras competitivas para o Biatlo. A União Internacional de Pentatlo Moderno acrescenta o "B" às suas iniciais para englobar também a administração do Biatlo.
1957 - A UIPMB, em Estocolmo, Suécia, proclama-se como responsável pelo Biatlo.
1958 - Ocorre a disputa do primeiro campeonato mundial de Biatlo.
1960 - Em Squaw Valley, nos EUA, o Biatlo ingressa nos Jogos Olímpicos com a realização da prova individual na distância de 20km.
1965 - Em Elverum, Noruega, são aprovadas as regras para as competições de revezamento.
1966 - Apresentado o formato para a competição individual e o estádio de 150m. Utilização de punição de 1 minuto para erro no alvo e 2 minutos para erro completo. Prova de revezamento incluída no campeonato mundial.
1968 - Em Grenoble, França, o programa olímpico do Biatlo é ampliado com o ingresso da prova de revezamento de 4x7,5 km.
1974 - Inclusão da prova de velocidade no campeonato mundial em Minsk, na URSS.
1978 - As armas utilizadas nas disputas sofreram alteração com a introdução das carabinas de calibre 22. Além disso, ocorre a inclusão dos alvos mecânicos em Hochfilzen, Áustria.
1980 - Em Lake Placid, EUA, ocorre a inclusão da prova individual de 10km no programa olímpico, aumentando para 3 o número de provas do Biatlo. Primeira utilização do alvo mecânico em Jogos Olímpicos e exclusão da penalização de 2 minutos por erro total. Alvo estabelecido em 11 cm. Primeiras reghras para mulheres aprovadas em Sarajevo, Iugoslávia.
1981 - Primeira competição internacional para mulheres na Tchecoslováquia.
1984 - As mulheres disputam seu primeiro campeonato mundial.
1988 - O COI aprova a inclusão das provas femininas de Biatlo para os Jogos Olímpicos de Albertville, França.
1992 - Em Albertville, França, as mulheres estreiam no Biatlo em Jogos Olímpicos, competindo em três provas. Com isso, a modalidade passa a contar com 6 provas. Ocorre a decisão de se separar as federações de Biatlo e Pentatlo Moderno.
1993 - Fundada a União Internacional de Biatlo.
1997 - Inclusão das competições de perseguição e largada em massa na Copa do Mundo.
1999 - A prova de perseguição é aceita no programa olímpico.
2002 - Em Salt lake City, EUA, o programa olímpico novamente é ampliado em virtude da inclusão das competições de perseguição, tanto na divisão masculina quanto na feminina, elevando para oito o número de provas olímpicas no Biatlo.
2006 - Em Torino, Itália, ocorre a inclusão das provas de largada em massa, nas quais os competidores largam em conjunto, ao mesmo tempo. Com isso, o Biatlo tem o seu programa ampliado para 10 provas.

3 - HABILIDADES.

O biatleta deve ser resistente para esquiar um percurso de vários quilômetros e ter uma grande capacidade de se acalmar e se concentrar para acertar os alvos na fase de tiro ao alvo. Habilidades tão distintas tornam a modalidade fascinante.

4 - REGRAS BÁSICAS.

Os Biatletas esquiam distâncias de 6 a 20 km, realizam paradas em estandes de tiro duas ou quatro vezes por prova. A distância dos alvos é sempre de 50 metros e a cada parada eles devem acertar cinco alvos. Nas provas de revezamento possuem 3 tiros a mais para acertarem os alvos remanescentes. Atiram em duas posições: deitado e em pé. Os alvos medem 115 mm de diâmetro na posição em pé e 45 mm na posição deitada. A penalização por erro varia, havendo um acréscimo de 1 minuto para cada erro na prova individual e voltas de 150 metros nas demais disputas. Na competição individual e de velocidade, a largada ocorre a intervalos de 30 segundos. Na prova de perseguição, ocorre conforme a ordem de chegada na prova eliminatória. Já na largada em Massa, ocorre simultaneamente. No revezamento todos largam juntos e depois seguem na ordem de chegada no momento da realização da troca de parceiros.
A vestimenta do Biatleta inclui roupas de uma ou duas peças. Os esquis, as varas e as botas são padronizados e geralmente muito leves. Os rifles são apropriados para o Biatlo e pesam no mínimo 3,5 kg e calibre 22. Devem ser carregados nas costas e numa posição vertical.
Os estádios incluem um range de tiro com 30 alvos, as zonas de largada e chegada, a zona de largada da competição em massa, a área de penalidade da volta de 150 metros. O range de tiro possui raias de 2,7 a 3 metros de largura, com alvos colocados a 50 metros da rampa de tiro. As raias e os alvos são numerados da direita para a esquerda, começando do número 1 na extrema direita. O range é dividido em duas partes para a competição individual e de velocidade, ficando à direita a posição deitada e à esquerda a posição em pé. Os alvos são círculos negros que ficam brancos, por ativação de um sistema mecânico, quando acertados.

5 - AS PROVAS.

5.1 - Competição Individual

Essa competição foi criada antes da existência do alvo mecânico, que permite ao atirador verificar os acertos e erros do ponto de tiro. Originalmente, papéis eram utilizados como alvos, e após a finalização dos tiros, havia o acréscimo de tempo conforme o número de erros. Atualmente, aplica-se o mesmo princípio, acrescentando-se um minuto a mais por erro cometido. O tiro é essencial nessa prova, pois a falha penaliza em mais tempo do que aquele gasto na disputa em que há a volta de penalização, que consome entre 21 a 26 segundos de esqui. Esta prova também é a mais longa, individual, do Biatlo. Apresenta quatro fases de tiro, esquiando 4 km antes do primeiro estande, e seguindo nessa ordem, um estande a cada 4 quilômetros. As mulheres seguem uma ordem de um estande a cada 3 quilômetros. Os homens percorrem 20 km, enquanto as mulheres, 15 km.

5.2 - Velocidade

A competição de velocidade é uma versão mais curta da prova individual, sendo mais determinante para a vitória a velocidade nos esquis do que a proeficiência no tiro. Ao contrário do acréscimo de tempo, nesta prova o competidor deve dar voltas, conforme o número de erros, num percurso de 150m logo após encerrada cada etapa de tiro. Nessa prova há apenas duas passagens pelo estande de tiro, uma na posição em pé e outra na deitada. Os homens esquiam 3 km, depois atiram, esquiam 4 km, atiram, e esquiam outros 3 km. As mulheres seguem a seqüência: três voltas de 2,5 km, com estandes de tiro nos quilômetros 2,5 e 5. Os homens percorrem 10km e as mulheres 7,5km.

5.3 - Perseguição

Na prova de perseguição são elegíveis para competir os atletas que terminaram a competição qualificatória, que normalmente é a de velocidade e a realizada no dia anterior. Na competição de perseguição há quatro rodadas de tiro, sendo duas na posição deitada e mais duas em pé. O conceito básico da prova é que o vencedor da prova qualificatória inicie a disputa e os demais o sigam na ordem e após o tempo em que chegaram atrás dele. A prova oferece uma maior emoção por ser possível verificar quem está na liderança e também pelo desafio psicológico dos esquiadores perseguirem aqueles que estão na frente. O competidor que terminar na frente é o vencedor, independentemente de qualquer ajuste de tempo ou penalidade. Aquele que é alcançado e ultrapassado em uma volta deve se retirar numa área apropriada. Os homens percorrem 12,5 km, e as mulheres, 10km.

5.4 - Competição de Largada em Massa

Em virtude dos competidores largarem ao mesmo tempo, essa prova provoca muita excitação e suspense nos espectadores. O formato da prova é similar ao da disputa individual, embora a distãncia seja menor e a ordem de tiro siga a seqüência deitada, deitada, em pé, em pé. A participação geralmente é limitada a 30 competidores porque, em virtude da largada simultânea, um atirador requer um alvo praticamente ao mesmo tempo que os demais. Na primeira parada de tiro, os competidores devem atirar no estande marcado com o seu número de largada. Nos demais, deve atirar naquele localizado mais a direita, sempre seguindo a ordem de chegada. Aqueles que sofrem uma volta de diferença, devem abandonar a disputa numa área apropriada. Os homens percorrem 15 km, enquanto as mulheres, 12,5 km.

5.5 - Revezamento.

As competições de revezamento incluem equipes de quatro componentes cada. Entre os homens cada competidor percorre 7,5 km, enquanto entre as mulheres a distância a ser percorrida por cada atleta é de 6 km. Em ambas, há apenas duas rodadas de tiro para um mesmo competidor. A largada ocorre de forma simultânea, sendo que o primeiro competidor percorre 2,5 km (2km entre as mulheres), atira na posição deitada, percorre mais 2,5 km, atira na posição em pé, e percorre os últimos 2,5 km para tocar no próximo competidor e continuar o revezamento ou, no caso do último biatleta, cruzar a linha de chegada.Vence a prova a equipe cujo último competidor cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, independentemente de penalidades. Os competidores podem carregar munição reserva e se não acertarem os cinco alvos com sua munição, devem colocar as demais, tendo mais três tentativas para os alvos remanescentes. É um processo que custa tempo, pois a muniçao ainda deve ser colocada no rifle. Se não acertarem ainda assim, deverão cumprir a volta de penalização de 150m para cada alvo não acertado. A emoção da prova reside no fato dos espectadores poderem saber que equipes estão na frente. No primeiro estande de tiro, os competidores devem chegar conforme seu número de largada, nos demais, deve seguir a ordem de chegada, seguindo para os estandes livres à direita. Os números dos competidores conforme sua participação são coloridos, sendo vermelho para a primeira passagem; verde para a segunda, amarelo para a terceira e azul para a quarta. A numeração de largada das equipes segue a pontuação no ranqueamento da copa do mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu pelas informações !! Gostei desse esportee <3 <3